RH inicia Campanha de Prevenção à Hipertensão nesta segunda-feira, dia 18

15/04/2016

Autor: -

A Secretaria de Recursos Humanos, por meio do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor, inicia nesta segunda-feira, 18 de abril, a 3ª edição da Campanha de Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial. A ação, voltada aos servidores municipais, segue até 20 de abril e será no Paço Municipal (Av. Anchieta, 200), das 9h às 15h. 

As atividades incluem aferição da pressão arterial, orientação sobre o tema e distribuição de material educativo. 

De acordo com Amanda Bicudo Piovezanni, coordenadora da ação, a prevenção ainda é o melhor remédio quando o assunto é hipertensão arterial. “Alguns cuidados simples contribuem para a prevenção desta doença que tem afetado cada vez mais pessoas no mundo. Os danos causados pela hipertensão são sérios e em muitos casos irreversíveis”, disse.  

Entre os cuidados estão: praticar atividades físicas; ter uma alimentação saudável, com pouco sal, sódio e gordura trans; reduzir o consumo de álcool; não fumar; manter o peso ideal; ter, diariamente, momentos de relaxamento; e aferir a pressão ao menos uma vez por ano (para quem não é hipertenso). 

Amanda lembra, ainda, que a hipertensão pode afetar diversos órgãos do corpo, entre eles o cérebro (derrame cerebral), a visão (lesão na retina), o coração, os rins e as artérias.

 

Organização Mundial da Saúde (OMS) 

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que a um hipertenso, mesmo com discretas elevações de pressão, se não tratado, pode ter a expectativa de vida reduzida em até 16,5 anos.  

Além disso, o hipertenso não controlado tem mais chances de sofrer infartos, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, impotência sexual e até demência cerebral, entre outras complicações nem sempre fatais, mas que pode alterar significativamente a qualidade de vida do paciente.  

Clique aqui e confira o folder com orientações.

 

Serviço

3ª edição da Campanha de Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial

Data: de 18 a 20 de abril

Horário: das 9h às 15h

Local: Saguão do Paço Municipal (Av. Anchieta, 200)

Público-alvo: servidores municipais.


Crédito: Luiz Granzotto
Campanha de 2014 atraiu mais de 400 servidores

Volta ao índice de notícias