Alunos da rede municipal de ensino recebem revista educativa sobre dengue

10/04/2016

Autor: -

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette entregou para as escolas municipais, na manhã desta sexta-feira, 15 de abril, a segunda edição da revista educativa de prevenção a dengue, zika e chikungunya. O objetivo é conscientizar, de uma forma lúdica, os 55 mil alunos da rede municipal, sobre os perigos do mosquito transmissor destas doenças.  

Dinâmica e interativa, as revistas foram desenvolvidas com conteúdos exclusivamente para os temas: dengue, zika e chikungunya. O material pedagógico chegará nas 204 unidades da educação municipal a partir desta segunda-feira, 18 de abril. Serão contemplados os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.  

O evento foi realizado no Salão Vermelho da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Jonas Donizette e dos secretários de Educação, Solange Villon Kohn e de Saúde, Carmino de Souza, além de vereadores. As unidades educacionais foram representadas pelos alunos das escolas de Ensino Fundamental Lourenço Bellocchio (Jardim Boa Esperança), Narciso Ehrenberg (Jardim São Marcos), Professora Elza Maria Pellegrini de Aguiar (Parque Dom Pedro II), Leão Vallerie (Parque Valença) e Centro de Educação Infantil Maria de Lourdes Cardoso dos Santos (Jardim Santa Terezinha).  

“Durante dois anos enfrentamos uma epidemia de dengue na cidade, o que demandou muitos esforços de todos. Não podemos achar que a guerra está ganha, pelo contrário, é uma luta constante. Vamos continuar nesta mesma toada e a educação é uma mola propulsora para mudanças”, disse o prefeito Jonas Donizette.  

As revistas educativas foram desenvolvidas pela editora Ediouro, que por meio da sua coleção Coquetel, desenvolveram conteúdos didáticos, exclusivamente voltados para o tema dengue, zika e chikungunya para os estudantes da rede municipal de ensino de campinas. A parte pedagógica de cada revista foi acompanhada pelos profissionais da Secretaria Municipal de Educação enquanto as informações técnicas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde. 

Para os alunos da Educação Infantil, as revistas contêm atividades como pinta-pontos, ligue-ligue, labirinto, a sombra e código secreto. O material voltado para o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) traz um conteúdo mais elaborado, até mesmo para acompanhar a faixa etária e o nível de conhecimento destes estudantes. Nestes exemplares há exercícios como: caça-palavras, risque as letras, criptograma, diretox, entre outros. 

“Nosso foco de trabalho com os alunos é a informação, conscientização e a prevenção. O tema dengue entrou no projeto pedagógico das escolas”, afirmou a Secretária de Educação, Solange Pelicer. “O que estamos fazendo aqui é algo que permanecerá por muito tempo”, falou Carmino de Souza, secretário de Saúde.


Crédito: Fernanda Sunega
Material educativo atingirá 55 mil estudantes

Crédito: Fernanda Sunega
Jonas: "Educação é mola propulsora para mudanças"

Crédito: Fernanda Sunega
Solange fala do foco na informação e conscientização

Crédito: Fernanda Sunega
Secretário da Saúde fala em evento

Crédito: Fernanda Sunega
Jonas entrega material para alunos

Volta ao índice de notícias