Prefeitura nos Bairros terá edição especial para o Dia do Trabalhador

26/04/2016

Autor: -

A 12ª edição da Prefeitura nos Bairros acontecerá no domingo, dia 1º de Maio, e será dedicada ao trabalhador. Com a participação da Força Sindical, o evento será realizado na Praça João Amazonas, na entrada do Parque Itajaí. 

O evento terá início às 9h e acaba após o término das apresentações musicais. Às 10h será realizado um culto ecumênico no local. 

Como em todas as ações realizadas na Prefeitura nos Bairros, o período da manhã, até o início da tarde, será dedicado ao atendimento da população com a oferta de vários serviços gratuitos. Entre outros, haverá corte de cabelo, emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho e exames de vista, glicemia, pressão arterial e audição. 

No período da tarde acontecerão diversos shows, levados pela Força Sindical, para a diversão dos trabalhadores. Os artistas se apresentarão com farto repertório, do sertanejo ao pop nacional. 

A ação marca o retorno ao programa do Exército Brasileiro, que também levará vários serviços e informações para a população. A Polícia do Exército apresentará cães treinados para ataques. A “cozinha de campanha” será montada no local e servirá pipoca para as crianças. 

“Estamos num ano de crise econômica e temos que apertar os cintos na Administração Pública. A ação no Dia do Trabalhador só será realizada graças às várias parcerias firmadas com diversos segmentos públicos e também com a iniciativa privada”, afirma o secretário municipal de Trabalho e Renda de Campinas, Arnaldo Salvetti Palácio Jr. 

A Prefeitura nos Bairros é uma ação integrada da Prefeitura de Campinas e envolve todas as secretarias e empresas públicas do município para prestar serviços à população. 

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda estará presente com vários serviços. O CPAT – Centro Público de Apoio ao Trabalhador fará emissão de carteira de trabalho e cadastro para vagas de emprego.  

A Casa do Empreendedor dará orientações para os interessados em se formalizar como microempreendedor individual, para gozar de diversos benefícios. Já o Banco do Povo Paulista oferecerá microcréditos com taxas bem vantajosas para quem precisa de pequenos investimentos. 

No local, os moradores poderão obter orientações sobre cursos de informática, cursos profissionalizantes e sorteios de brindes e bolsas de estudos, orientação jurídica sobre processos trabalhistas, união ou separação conjugal, heranças e dívidas, entre outros. 

A Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida estará presente mais uma vez, com sua equipe de orientação sobre os direitos das pessoas com deficiência e os programas existentes para o setor. 

A Secretaria de Esportes levará recreação para as crianças e a de Transportes, por meio da Emdec, também abordará o público infantil com um teatro de fantoches para orientações sobre o trânsito. 

O pessoal da Secretaria de Saúde estará com uma equipe de orientação sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti e também com o apoio de uma unidade de atendimento do Samu. 

A Secretaria de Educação marca presença com uma equipe da Fumec, que dará orientações sobre os cursos existentes para jovens e adultos (EJA). A Secretaria do Verde levará orientações sobre animais domésticos.

 

Serviços 

Nas edições do projeto “Prefeitura nos Bairros”, o cidadão vai poder acessar serviços como: 

Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social: atendimento para o Cadastro Único.

CPAT – oferta de vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho e cadastro de currículo. 

Poupatempo – emissão da primeira via da Carteira de Identidade (RG). 

Casa do Empreendedor - orientação e informações para formalização do MEI – Microempreendedor Individual. 

Emdec – teatro infantil e orientações sobre trânsito. 

Porta Aberta– emissão de demonstrativo de débitos; emissão de guias para pagamento à vista, emissão de segunda via de carnês e emissão de guias do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis). 

SANASA – atendimento ao consumidor para alteração cadastral; segunda via de contas, tarifa social e negociações. 

FUMEC/CEPROCAMP – divulgação e inscrição para cursos técnicos e de qualificação profissional. 

Saúde – ações educativas e de prevenção da dengue. 

SENAI – divulgação e matrículas para cursos de qualificação profissional. 

Banco do Povo Paulista – informações sobe microcrédito produtivo, com orientações sobre empréstimos e outros serviços. 

Esportes e Lazer – levará aparelhos para entretenimento do público infantil. 

Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social – prevenção ao uso de drogas. 

Banco do Povo – microcrédito produtivo com juros diferenciados para microempreendedores individuais. 

Secretaria do Verde - orientações sobre animais domésticos 

 

Economia Solidária 

Uma das atrações da ação é a Feira do Comércio Justo e Solidário mantida pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. Serão 20 barracas de produtos artesanais, inclusive os alimentícios.  

A Feira foi criada como alternativa de geração de renda para famílias afetadas pela crise econômica do país.


Crédito: Arquivo PMC
Exame de visão é um dos serviços oferecidos

Crédito: Arquivo PMC
Também haverá diversão para a criançada

Volta ao índice de notícias