Campinas vacinou 67.442 contra a gripe no sábado, Dia D de mobilização

02/05/2016

Autor: -

Campinas vacinou 67.442 pessoas contra a gripe no sábado, 30 de abril, Dia D de mobilização, quando foi iniciada a campanha de vacinação em todo País. O total corresponde a 27,4% do público-alvo a ser atingido no município, que é de 245.642. A meta é vacinar pelo menos 80% desta população, considerada de risco para complicações da doença. A campanha vai até o dia 20 de maio. Em 2015, no Dia D, Campinas vacinou 30 mil pessoas. 

“Até agora, a campanha foi muito positiva. Atingimos nossa meta e o público de maior cobertura, de 38%, foi o de crianças até 5 anos. Esta vacina é muito importante e deve ser tomada todos os anos. A influenza ou gripe é uma doença que pode ser grave e levar a complicações e óbitos”, afirma a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Brigina Kemp. 

No total, Campinas vai receber 270 mil doses da vacina que, este ano, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), protege contra três subtipos do vírus (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Todos os anos, as doses são enviadas aos município em lotes, à medida em que a campanha vai avançando. Até o momento, Campinas recebeu 155.250 doses e um novo lote está previsto para chegar na quarta-feira. 

Além da vacina, segundo Brigina Kemp, outras medidas são importantes para a prevenção da gripe como lavar as mãos; cobrir a boca ao tossir e espirrar; manter ambientes ventilados; e se tiver com sintomas evitar atividades cotidianas para se proteger, se cuidar e evitar a transmissão para outras pessoas. “São medidas que podem ajudar a proteger a população em geral e as pessoas que não estão contempladas pela vacina”, diz Brigina. 

Este ano, a campanha começou primeiramente pelos grupos compostos por idosos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde. A partir do dia 9 de maio, a campanha será aberta para pessoas com doenças crônicas, como diabetes, doenças do coração e doenças respiratórias entre outras. Para este grupo é preciso comprovar o agravo com indicação médica ou receita do medicamento de uso contínuo. 

A Campanha ocorre em todos os Centros de Saúde no horário de funcionamento de cada unidade. Especialmente no Centro de Saúde Centro, a população idosa está sendo vacinada na Casa de Portugal, das 8h30 às 17h30, que fica na rua Ferreira Penteado, 1.349. Informações podem ser obtidas pelo telefone 156.


Crédito: Benedito José Filho
Secretário de Saúde, Carmino de Souza, é vacinado

Crédito: Benedito José Filho
Idosos estavam entre o grupo vacinado no Dia D

Crédito: Benedito José Filho
Campanha vai até o dia 20 de maio

Crédito: Benedito José Filho
Dose da vacina: 27,4% do público-alvo foi atingido

Volta ao índice de notícias