Vacinação contra a gripe é prorrogada em Campinas e vai até 31 de maio

20/05/2016

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas prorrogou até 31 de maio a Campanha da Vacinação contra a Gripe. A estratégia começou em 30 de abril e estava programada para terminar nesta sexta-feira, dia 20. A medida atende à orientação da Secretaria Estadual de Saúde e vale para todos os municípios paulistas. 

Até o início da tarde de quinta-feira, dia 19, a cobertura vacinal em Campinas foi de 78,3%, o que corresponde a 192.343 doses aplicadas nas pessoas incluídas nos grupos prioritários. Este é o melhor resultado para o período de três semanas de campanha nos últimos anos. A meta é vacinar 80% das 245.642 pessoas consideradas público-alvo. 

Foram vacinadas 75% das crianças entre seis meses e menores de 5 anos de idade; 75% de trabalhadores da saúde; 55% de gestantes; 97% das puérperas (mulheres no período pós-parto) e 83% de pessoas acima de 60 anos. Entre os doentes crônicos, foram vacinadas 42.868 pessoas. As doses aplicadas neste público não são computadas na meta de cobertura, conforme orientação do Ministério da Saúde. 

A Secretaria de Saúde de Campinas faz uma convocação especial para as gestantes, grupo no qual a cobertura vacinal está bem abaixo da meta. “Mulheres grávidas são vulneráveis às formas graves da doença. A vacina é segura, não é feita a partir de virus vivo, ou seja: não tem capacidade de causar doença. E traz benefício tanto para a gestante quanto para o bebê, já que previne complicações na gestação que podem interferir no feto”, afirma o médico infectologista Rodrigo Angerami, do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa). 

A vacina está disponível em todos os Centros de Saúde da cidade. Informações sobre os endereços das unidades podem ser obtidas pelo telefone 156. Para receber a dose, o paciente deve levar carteira de vacinação ou documento de identidade. Os doentes crônicos ou com outras condições clínicas especiais precisam apresentar receita ou prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina. 

Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados, para receber a vacina. Nestes casos, não há necessidade de prescrição médica. 

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações, ou até mesmo mortes. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de internações em hospitais por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. 

A doença pode apresentar desde uma forma leve e de curta duração até formas clinicamente graves e complicadas. A gripe é responsável por elevada taxa de adoecimento e morte em grupos de maior vulnerabilidade, principalmente no inverno. Por isso, é importante tomar as medidas de prevenção: 

- Fazer frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

- Manter os ambientes bem ventilados;

- Evitar contato próximo de pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;

- Se estiver com sintomas de gripe, na medida do possível, evitar manter suas atividades cotidianas;

- Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);

- Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;

- Orientar o afastamento temporário (trabalho, escola, entre outros) até 24 horas após cessar a febre.


Crédito: Carlos Bassan
Rodrigo Angerami, do Devisa, reforçou chamada para a vacinação

Volta ao índice de notícias