Vacinação contra a Gripe atinge 85% dos grupos prioritários em Campinas

25/05/2016

Autor: -

A vacinação contra a Gripe em Campinas atingiu a cobertura de 85%. Desde o início da campanha, em 30 de abril, foram aplicadas 210 mil doses nos grupos prioritários e 56,2 mil em doentes crônicos. A meta era vacinar pelo menos 80% das 245.642 pessoas dos grupos prioritários. A campanha terminaria em 20 de maio, mas foi prorrogada e as vacinas serão aplicadas até o próximo dia 31 em todos os centros de saúde.

O balanço, divulgado na tarde desta quarta-feira, 25 de maio, aponta as puérperas (mulheres até 45 após o parto) como grupo que teve a maior cobertura vacinal, com 105%. Em seguida estão os trabalhadores da saúde, que atingiram 90%. Entre os idosos, a cobertura foi de 89%. As crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos registraram 80% de cobertura, enquanto as gestantes tiveram 59%. As doses aplicadas nos doentes crônicos não são computadas na meta de cobertura.

“A adesão à campanha de vacinação contra a gripe deste ano foi excelente. No entanto, é importante reforçar que as gestantes devem procurar as unidades de saúde”, afirma a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Andréa Barbosa.

Para receber a vacina, o paciente deve levar carteira de vacinação ou documento de identidade. Os doentes crônicos ou com outras condições clínicas especiais precisam apresentar receita ou prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina.

Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina. Nestes casos, não há necessidade de prescrição médica.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações, ou até mesmo mortes. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de internações em hospitais por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Campinas recebeu 369 mil doses da vacina, que neste ano protege contra a Gripe A (H1N1 e H3N2) e B.

A gripe pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A doença é responsável por elevada taxa de adoecimento e morte em grupos de maior vulnerabilidade, principalmente no inverno. Por isso, é importante tomar as medidas de prevenção:

 - Fazer frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;

 - Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

 - Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

 - Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

 - Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

 - Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

 - Manter os ambientes bem ventilados;

 - Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;

 - Se estiver com sintomas de gripe, na medida do possível, evite manter suas atividades cotidianas;

 - Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);

 - Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;

 - Orientar o afastamento temporário (trabalho, escola, entre outros) até 24 horas após cessar a febre.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença.

Volta ao índice de notícias