Programa de rádio “Maluco Beleza”, produzido pelos usuários do Cândido Ferreira, foi aprovado como Ponto de Cultura do Ministério da Cultura

02/06/2006

Nesta semana, a Prefeitura Municipal de Campinas anunciou a efetivação dos Pontos de Cultura, projeto desenvolvido em parceria com o Ministério da Cultura.

Como reconhecimento do trabalho desenvolvido na reabilitação psicossocial, o programa de rádio “Maluco Beleza” foi selecionado pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura, no distrito de Sousas. O “Maluco Beleza” é  produzido pelos usuários da saúde mental do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira e veiculado, há quatro anos, através da parceria com a Rádio Educativa Municipal FM 101,9MHz.

Segundo o Ministério da Cultura “O Ponto de Cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva e articula todas as suas demais ações. Ele é a referência de uma rede horizontal de articulação, recepção e disseminação de iniciativas e vontades criadoras. Uma pequena marca, um sinal, um ponto sem gradação hierárquica, um ponto de apoio, uma alavanca para um novo processo social e cultural. Como um mediador na relação entre Estado e sociedade, e dentro da rede, o Ponto de Cultura agrega agentes culturais que articulam e impulsionam um conjunto de ações em suas comunidades, e destas entre si”. Um dos aspectos do Ponto de Cultura é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e a comunidade.

Segundo o diretor do programa, Reginaldo Moreira “O projeto visa a capacitação de pessoas com problemas mentais, por meio da educação não formal, para a utilização do veículo de comunicação radiofônico, estimulando e desenvolvendo a democratização da comunicação aplicada a comunidades com maior grau de vulnerabilidade, criando um novo veículo de comunicação, com novos paradigmas, estabelecendo novos padrões relacionais entre a mídia alternativa e seus expectadores, que passam a ser participantes do processo de comunicação”.

O projeto prevê a instalação de um estúdio e uma pequena redação de produção jornalística, voltados para os usuários da saúde mental e aberto à comunidade de Sousas.

É valido dizer, que um grupo de vinte usuários já desenvolve, há quatro anos, as práticas de comunicação comunitária, mas sem capacitação profissional e recursos de infra-estrutura, como laboratório e sala de redação; muito menos remuneração pelos trabalhos desenvolvidos como comunicadores. Apesar da precariedade técnica, a criatividade tem superado esses limites e os resultados têm sido muito bons.

A parceria desenvolvida com a Rádio Educativa contribui no tratamento clínico, possibilita a reinserção social dos usuários de saúde mental e amplia os seus direitos de cidadão.

O projeto possui três etapas: implementação do estúdio de Rádio Comunitária na sede da instituição, capacitação dos participantes e oferecimento de palestras sobre Comunicação Comunitária e reinserção social, em escolas e espaços institucionais conveniados à Prefeitura Municipal de Campinas e Universidades Públicas.

Nesse sentido, a viabilização desse projeto pode ser considerada como um ressarcimento de uma dívida social, já que durante muito tempo a imagem dos usuários da saúde mental foi apresentada pela mídia de maneira preconceituosa, veiculando a imagem deles apenas como loucos, imbecis e impotentes, como seres incapazes de conviver socialmente.

· "Maluco Beleza: Um programa pra quem tem a cabeça no lugar"

O Programa Maluco Beleza é produzido pelos usuários, jornalistas, do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira e veiculado há mais de três anos, através de uma parceria do Cândido Ferreira com a Rádio Educativa Municipal.

O “Maluco Beleza” é um jornalístico que vai ao ar todas as terças-feiras, às 10h, com reprise às 22 horas pela Rádio Educativa FM 101,9MHz.

Semanalmente o programa trabalha um tema escolhido pelo grupo de "jornalistas" composto por cerca de quinze usuários que elaboram, produzem e gravam o programa. Os temas baseiam-se nos direitos humanos, saúde mental e em todos os assuntos que permitam a relação com o lugar dos usuários em sociedade.

De acordo com Reginaldo Moreira, diretor do programa, o principal objetivo do programa é desmistificar a loucura na sociedade e servir de instrumento de transformação da opinião pública, possibilitando assim a diminuição do preconceito e da exclusão social em relação aos portadores de transtornos mentais.

O jornalístico tem a duração de meia hora e é composto por quadros que incluem entrevistas, enquetes realizadas nos espaços públicos da cidade, análise de notícias, imitações, debates, músicas, recados, depoimentos, entre outros. A irreverência e o questionamento a respeito da loucura e da normalidade na atual sociedade fundamentam o trabalho e dão o tom diferencial ao programa.

O que move os "Jornalistas do Cândido" é a confiança no fato de que somente com a democratização dos meios de comunicação é que poderemos construir uma sociedade mais justa, em que a convivência com as diferenças possa ser possível.

·   Cândido Ferreira: Convivendo com as diferenças

O Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira” é referência no tratamento de saúde mental no Brasil, desde 1993, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, através de um convênio de co-gestão firmado desde 1990, tem viabilizado a transformação nas formas de cuidar o portador de transtorno mental. Com a desospitalização os portões foram abertos, foram abolidos a aplicação do eletrochoque e o uso da camisa de força e os tratamentos passaram a se basear no respeito aos direitos dos pacientes.

Hoje, eles têm a possibilidade de fazer tratamento fora do espaço hospitalar, através dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) implantados em várias regiões do município de Campinas, próximo aos locais onde residem - o que contribui para a reinserção social e familiar desses cidadãos.

Muitas novas formas de cuidar da doença mental têm sido implementadas no serviço, uma dessas formas é a reinserção através da Comunicação. As atividades da Comunicação desenvolvidas no Cândido Ferreira há mais de 8 anos, contam hoje com a oficina de jornal impresso (Jornal Candura - Espaço Aberto para um Novo Pensamento), oficina de rádio (Programa Maluco Beleza) e oficina de roteiro (com a produção de um vídeo-documentário sobre a Reforma Psiquiátrica).

 

Assessoria de Comunicação Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira"
Na internet: imprensa@candido.org.br / www.candido.org.br

Assessora de Imprensa: Fernanda de Freitas - Cel: 019 - 78028436
Fone/Fax: 019 - 3758-8615 e 37588600

Volta ao índice de notícias