Artistas do Cândido Ferreira apresentam peça de teatro e expõe trabalhos no hotel Meliá Confort Campinas

02/12/2005

Os artistas do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira foram convidados pelo hotel Meliá Confort Campinas para apresentar uma peça de teatro e expor seus trabalhos de artes plásticas.  

As atividades ocorrerão de 5 a 7 de dezembro e integram a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do hotel.  

É importante dizer, que o Meliá é um parceiro muito valioso para o Cândido Ferreira pelo compromisso social desenvolvido na empresa e pelo respeito ao direito à convivência dos diferentes, diretriz seguida serviço.  

No dias 6 e 7 de dezembro serão expostos os quadros dos artistas plásticos do Espaço 8 Atelier - atelier de artes do Cândido Ferreira. No último dia, 7 de dezembro, às 11h os artistas da oficina de teatro apresentarão para os funcionários do Meliá a peça “Acidentes de Trabalho”. Essa peça conta com a participação de usuários e funcionários do Cândido Ferreira.  

O Meliá fica na Rua Severo Penteado, 140 – Cambuí, Campinas/SP. A exposição pode ser vista no dia 6 das 13 às 17h e no dia 7 das 9 às 17h, a entrada é gratuita e aberta ao público.  

Candido Ferreira prioriza a construção coletiva dos valores que promovem a convivência

Desde 1990, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Campinas e o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira a situação dos pacientes começou a mudar para melhor por meio da humanização efetiva das formas de cuidado na saúde mental.

Por esta nova postura, desde 1993 a instituição é considerada referência de tratamento no país, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).  

A principal meta da instituição é a desospitalização. Atualmente, a entidade atende um público de mais de mil usuários por mês e conta com um Núcleo de Atenção à Crise, um Núcleo de Atenção à Dependência Química, três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS Estação, CAPS Antonio da Costa Santos e CAPS Esperança), um Núcleo Clínico, 12 Oficinas de Trabalho, um Centro de Convivência e Arte, o Espaço 8 Ateliê - ateliê de arte do serviço - e uma escola para alfabetização de adultos, o  Centro Cultural Cândido Fumec.  

Os usuários também realizam atividades relacionadas à Comunicação Comunitária, distribuídas em três oficinas: oficina de jornal impresso, oficina de rádio, oficina de roteiro.  

O Espaço 8 Atelier foi criado em 1992,  com a proposta de trabalhar o lado estético dos artistas que porventura se encontram na instituição, ou que vieram fazer tratamento-dia depois da abertura psiquiátrica. Muitos artistas do atelier já participaram de vários salões, bienais, e muitas vezes foram premiados.

Volta ao índice de notícias