Comunidade do Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira" promove o 4º Dia do Abraço

03/09/2004

Dia 09 de setembro, das 8:00 às 12:00, o Centro de Convivência e Arte, em parceria com o Grupo de Capoeira Berimbau de Ouro e com o Grupo de Ginástica Harmônica do Centro Cultural Cândido-FUMEC, do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, realizam o DIA DO ABRAÇO - "80 anos abraçando parcerias", como parte das comemorações dos 80 anos do serviço. A programação do evento inclui um piquenique coletivo, além do plantio de dez mudas de árvores — resultado do trabalho da ONG Ambiente Total.

Para a instituição, o Dia do Abraço representa não só um dia de culto à Paz e de valorização da vida e do meio ambiente, mas também uma maneira de chamar a atenção da sociedade para a importância da boa convivência e do respeito entre as pessoas. Desde 1990, o Cândido tem trabalhado por uma assistência digna aos portadores de transtornos mentais, baseada no respeito aos direitos dos cidadãos. Por isso, considera como parceiros todos aqueles que acreditam e lutam pela boa convivência e pelo cumprimento desses direitos.

A iniciativa teve início no ano de 2001, para recepcionar os estagiários que chegavam ao serviço. Porém, com o assassinato do prefeito Antônio da Costa Santos e o atentado às torres gêmeas, em Nova York, o significado do "Abraço" passou a ser maior, com sentido de humanidade e respeito. Naquele ano, a importância do afeto serviu como tema. Em 2002, a ameaça do terrorismo e uma guerra eminente fizeram com que o tema escolhido fosse "Paz". Em 2003,  ano internacional da água doce, o "Abraço"  alertou sobre a importância da preservação do meio ambiente.

O Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira”, desde 1993, é considerado referência no tratamento de saúde mental no Brasil, pela Organizaçao Mundial da Saúde (OMS). A instituição trabalha em co-gestão com a Prefeitura Municipal de Campinas, parceria que viabilizou o processo de humanização das formas de cuidar da saúde mental. Portas foram abertas, grades foram retiradas, foram abolidos o uso da camisa de força e a aplicação do eletrochoque. Hoje, os tratamentos são realizados em toda cidade, entre outras formas, por meio dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), que evitam a internação em tempo integral e contribuem para a reinserção social dos usuários.

Programação :

8:00/9:00h - Roda de Capoeira
9:00/10:00h - Abraço
10:00/10:30h - Piquenique coletivo
10:30/11:00h - Plantio das mudas
11:00/12:00h - Ginástica Harmônica

(Local: quiosque, jardins e quadras de esportes - R. Antonio Prado, 430 - Sousas)