Comunidade do Cândido Ferreira quer conhecer as propostas dos candidatos à Prefeitura de Campinas

03/09/2004

Neste mês de setembro, que antecede as eleições municipais, o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, por meio do seu Colegiado de Gestão, convidou todos os candidatos à prefeitura do município de Campinas para um Colegiado Aberto, onde cada um terá a oportunidade de apresentar suas propostas. O objetivo da instituição é poder organizar uma agenda de visitas com os candidatos, proporcionando aos seus usuários, familiares e trabalhadores um espaço para discussão e conhecimento dos projetos de governo de cada coligação.

Para o serviço, que atende mais de mil pacientes por mês, a iniciativa representa mais uma forma de se fazer cumprir os direitos dos cidadãos portadores de transtornos mentais, dentre estes, o direito ao acesso às informações relacionadas a cada uma das propostas partidárias — fato que pode influir diretamente no futuro de cada um dos usuários de saúde mental. Além de trabalhar para facilitar o fluxo de informações entre os candidatos e seus usuários, o Cândido também estendeu o encontro aos familiares e trabalhadores — hoje distribuídos entre uma equipe de 570 profissionais da área de saúde mental e 680 agentes comunitários de saúde.

A instituição completou 80 anos em abril de 2004. Sua contribuição com o desenvolvimento das ações de saúde na cidade e região tem sido fundamental, seja para os usuários e suas famílias, seja para o SUS municipal e regional. O Cândido é considerado referência no tratamento de saúde mental no Brasil e na América Latina, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A co-gestão entre o serviço e a Prefeitura Municipal de Campinas tem viabilizado o processo de humanização das formas de cuidar da saúde mental. Hoje ampliamos os espaços de tratamento, os quais são realizados em toda a cidade, entre outras formas, por meio dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) — equipamentos que substituem a internação por tempo integral e contribuem para a reinserção social dos usuários.