Cândido Escola oferece Curso de Inverno sobre Saúde Mental: o cotidiano do cuidado, as vagas são limitadas

04/07/2006

Amanhã, dia 5 de julho, terminam as inscrições para o Curso de Inverno Saúde Mental: o cotidiano do cuidado do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira. O curso é voltado aos alunos de graduação e profissionais da área da saúde com interesse em saúde mental.

O programa discutirá criticamente o processo histórico do Movimento da Reforma Psiquiátrica, situando o modo pelo qual o Cândido Ferreira não só nele se inseriu como protagonizou muitas de suas ações. Serão trabalhados aspectos referentes à organização do trabalho, aos dispositivos e recursos de cuidado, às diversas concepções clínicas que convivem no trabalho em equipe e às políticas públicas de saúde mental.

O curso será ministrado de 7 a 28 de julho/2006, na sede da instituição localizada na Rua Antônio Prado, 430 em Sousas, Campinas. Ele conta com 16 horas de carga teórica, somadas a 9 horas em campo, totalizando 25 horas. Estão previstas visitas a todo serviço e vivência por um período em uma das unidades, sempre acompanhadas por um profissional da instituição.

Um dos integrantes do corpo docente é o psicanalista, analista institucional e ex-presidente do Núcleo de Psicanálise e Análise Institucional do Rio de Janeiro, Dr. Jorge Márcio Pereira de Andrade.

O valor do curso é de R$ 260,00 a vista ou R$ 290,00 em duas vezes. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição no site www.redepsi.com.br/portal, fazer o depósito no valor do curso para Associação Cornélia Vlieg, Banco Itaú, Ag. 1652, C/C 01047-9 e enviar o fax do formulário e do comprovante de depósito para (19) 3758-8609 aos cuidados de Heloísa.

O curso tem coordenação de Marília Marchese Cesarino e Heloísa Miranda Amaral e realização de Cândido Escola e Associação Cornélia Vlieg.

Mais informações através do e-mail candido@candido.org.br ou (19) 3758-8600/2328.

Candido Ferreira prioriza a construção coletiva dos valores que promovem a convivência

Desde 1990, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Campinas e o Cândido Ferreira a situação dos pacientes mudou para melhor por meio da humanização efetiva das formas de cuidado na saúde mental. Por esta nova postura, desde 1993, a instituição é considerada referência de tratamento no país, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A principal meta da instituição é a desospitalização. Atualmente, a entidade atende um público de mais de mil usuários por mês e conta com um Núcleo de Atenção à Crise, um Núcleo de Atenção à Dependência Química, três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS Estação, CAPS Antonio da Costa Santos e CAPS Esperança), um Núcleo Clínico, 12 Oficinas de Trabalho, um Centro de Convivência e Arte, o Espaço 8 Ateliê - ateliê de arte do serviço - e uma escola para alfabetização de adultos, o  Centro Cultural Cândido Fumec.

Os usuários também realizam atividades relacionadas à Comunicação Comunitária, distribuídas em três oficinas: oficina de jornal impresso, oficina de rádio, oficina de roteiro.