Cândido Ferreira vai promover uma "festança" na próxima quinta-feira

05/07/2005

No dia 07 de julho, a partir das 14h, acontece a Festa Junina do Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira”, organizada pela comissão de eventos do serviço. A equipe da comissão preparou cinco barracas, entre brincadeiras e comidas típicas, além de muito som, quadrilha, bingo e videokê. Participam do evento não só os funcionários e usuários das unidades do Cândido, como também dos Caps Toninho, Esperança e Estação. Neste ano, o Cândido conta com a parceria da Indústria e Comércio de Doces Vila Nova, que fez a doação de 100 pacotes de salgadinhos. A doação será distribuída como brinde em duas barracas de brincadeiras.

O principal objetivo do Cândido Ferreira é a desospitalização, a participação social dos usuários e o respeito ao direito à convivência dos diferentes. Hoje, o Cândido Ferreira atende mais de mil usuários por mês e conta com um Núcleo de Antenção à Crise, um Núcleo de Atenção a Dependentes Químicos, três Centros de Atenção Psicossocial (Caps Estação, Caps Toninho e Caps Esperança), um Núcleo Clínico, um Núcleo de Oficinas e Trabalho (NOT) que oferece vagas em 12 oficinas, um Centro de Convivência e Arte, o Espaço 8 Ateliê - ateliê de arte do serviço - e o Centro Cultural Cândido-Fumec, que oferece alfabetização, convivência social e cultura, não só aos usuários de saúde mental das regiões onde atua como também às comunidades locais. Os usuários também realizam atividades relacionadas à comunicação comunitária, distribuídas em quatro oficinas: oficina de jornal impresso (Jornal Candura - Espaço Aberto para um Novo Pensamento), oficina de rádio (Programa Maluco Beleza, veiculado na rádio Educativa FM 101,9MHz há quase três anos), oficina de TV e oficina de fotografia.

Desde 1990, uma parceira entre a Prefeitura Municipal e o Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira” vem abrindo portas aos usuários, mudando a filosofia dos cuidados e humanizando o tratamento em saúde mental através de novas formas de cuidar da “loucura”. Grades foram retiradas, portas foram abertas, aboliu-se o uso da camisa de força e do eletrochoque. Por esta nova postura, desde 1993 a instituição é considerada como referência no tratamento da saúde mental pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Mais informações pelos fones: (19) 3758.8615 / 7802-3487, com Rita Hennies, 3758-8613 / 8118-4412, com Andréa Galassi/Nadeq, e 3758-8618, com Gal Desordi/Centro de Convivência e Arte do Cândido Ferreira.