Artistas plásticos do Cândido Ferreira expõem Café entre Cores no dia 13 de julho, às 18h, no Café e Arte Tilli Center

06/07/2006

Café entre Cores é a exposição coletiva que será inaugurada dia 13 de julho, quinta-feira, às 18h no Café Arte Tilli Center, localizado na Av. Albino José Barbosa de Oliveira, 1600, loja 6, Barão de Geraldo em Campinas/SP.

A exposição é composta por telas no tamanho 15 x 15 cm de mais de 12 artistas plásticos do Espaço 8 Atelier atelier de arte do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira. Entre eles, Samuel Santos, Luiza Finatti, Ângelo Ciocca, Gildete Pereira, Silvana Borges, Inês Silva, Admir Andrade, Wilson Amaral e Homero Gonçalves.

A mostra Café entre Cores homenageia o espaço Café Arte e traz obras que resgatam a simbologia dos tempos áureos do café. Algumas obras têm aplicações de semente de café, pano de saco e outros objetos que remetem ao produto café. Em contra-posição a exposição conta com outros trabalhos que retratam as características e ideologias próprias dos artistas, que na maioria das vezes, apresentam a brincadeira com as cores.

O Espaço 8 Atelier desenvolve experiências de arte não convencional e criação coletiva que culminam na criação do sensibilizar os usuários-artistas para que esses atuem e se envolvam no universo proposto pela sociedade, através das artes plásticas.

Essa mostra tem como principal objetivo dar visibilidade à produção dos artistas do atelier, alavancar a venda das obras de arte e gerar renda para esses artistas.

A mostra tem curadoria de Rosa Morena, coordenadora do Espaço 8 Atelier e artista plástica há mais de 20 anos. O evento tem a realização do Centro de Convivência e Arte do Cândido Ferreira e o apoio do Café e Arte Tilli Center.

A exposição pode ser vista até 2 de Agosto, de segunda a sábado das 9 às 22h. A visita é gratuita e aberta ao público. Mais informações através do telefone (19) 3758-8618.

Convivência e Arte

Os Centros de Convivência se constituíram como um espaço singular dentro do novo paradigma de saúde proposto pela Reforma Psiquiátrica.

Sua missão é provocar encontros na comunidade: usuários, familiares, funcionários do serviço e demais pessoas interessadas em participar.

São espaços para convivência, educação, cultura, arte, lazer e troca de saberes fora da lógica de tratamento tradicional.

O Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Fumec, através do Projeto Casa Escola, mantém três Centros de Convivência que funcionam integrados: Convivência e Arte, Casa Escola Rosa dos Ventos e Cândido/Fumec.

O Convivência e Arte localiza-se nas dependências do Cândido Ferreira, desde 1997, oferece várias atividades em seus espaços: Costurando a Imaginação, Espaço 8 Atelier, Cestaria de Jornal, Salão de Beleza, oficinas de corpo e movimento, culinária, poesia, música, teatro, vídeo, salão de beleza, roda de conversa, eventos, entre outras.

Espaço 8 Atelier

O Espaço 8 Atelier foi criado em 1992,  com a proposta de trabalhar o lado estético dos artistas que porventura se encontram na instituição, ou que vieram fazer tratamento-dia depois da abertura psiquiátrica. Muitos artistas do atelier já participaram de vários salões, bienais, e muitas vezes foram premiados. Ele compõe o espaço do Convivência e Arte do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, localizado em Sousas.

Muito dos artistas do atelier já foram premiados em diversos salões de artes, como exemplos, os artistas plásticos Ângelo Ciocca premiado no Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba/SP e Marcos Pio premiado IX Sindcon Arte do Sindicato dos Contabilistas.

Instituição prioriza a construção coletiva dos valores que promovem a convivência

Desde 1990, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Campinas e o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira a situação dos pacientes começou a mudar para melhor por meio da humanização efetiva das formas de cuidado na saúde mental.

Os tratamentos, hoje, se baseiam no respeito aos direitos do portador de transtorno mental e buscam sua reinserção social e familiar, mantendo como eixo terapêutico principal a promoção da cidadania.

Por esta nova postura, desde 1993 a instituição é considerada referência de tratamento no país, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A principal meta da instituição é a desospitalização. Atualmente, a entidade atende um público de mais de mil usuários por mês e conta com um Núcleo de Atenção à Crise, um Núcleo de Atenção à Dependência Química, três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS Estação, CAPS Antônio da Costa Santos e CAPS Esperança), um Núcleo Clínico, 12 Oficinas de Trabalho, um Centro de Convivência e Arte, o Espaço 8 Atelier - atelier de arte do serviço - e uma escola para alfabetização de adultos, o Centro Cultural Cândido Fumec.

Os usuários também realizam atividades relacionadas à Comunicação Comunitária, distribuídas em três oficinas: de jornal impresso, de rádio e de roteiro.