Em entrevista, viúva do prefeito Toninho emociona equipe do Maluco Beleza

09/09/2004

A entrevista com  Roseana Garcia, sobre a vida do prefeito Toninho e os três anos do seu assassinato,
vai ao ar no próximo dia 10 pela rádio Educativa de Campinas.

No dia 10 de setembro (sexta-feira) às 10h, com reprise às 22h ,  nesta edição com o tema "violência, terrorismo e  eleições", a principal entrevista foi concedida pela esposa do prefeito Antônio da Costa Santos, assassinado em setembro de 2001.Na ocasião, a psicoterapeuta  Roseana Garcia comenta os rumos dados a investigação do assassinato do prefeito, além de compartilhar com os "jornalistas" e ouvintes, momentos da vida cotidiana com Toninho.

"MALUCO BELEZA - Um programa pra quem tem a cabeça no lugar"

O programa Maluco Beleza é resultado da parceria entre os usuários do Cândido com a Rádio Educativa. O Maluco Beleza é um jornalístico que vai ao ar todo dia 10, nos 101,9 mhz-FM, A proposta do trabalho, concebido entre o grupo de usuários "Jornalistas do Cândido" e a equipe da assessoria de comunicação do Cândido, é trabalhar um tema mensalmente, escolhido pelo próprio grupo. Os temas se baseiam nos direitos humanos, saúde mental e em todos os assuntos que permitam a relação com o lugar dos usuários em sociedade.

O Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira” é considerado como referência no tratamento de saúde mental no Brasil, desde 1993, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, através de um convênio de co-gestão firmado desde 1990, tem viabilizado a transformação nas formas de cuidar do portador de transtorno mental. Com a desospitalização, os portões foram abertos, foram abolidos a aplicação do eletrochoque e o uso da camisa de força e os tratamentos passaram a se basear no respeito aos direitos dos pacientes. Hoje, eles tem a possibilidade de fazer tratamento fora do espaço hospitalar, através dos CAPS implantados em várias regiões do município de Campinas, próximo aos locais onde residem - o que contribui para a reinserção social e familiar desses cidadãos.