Cândido Ferreira promove Jornada de Saúde sobre a Esquizofrenia

11/10/2005

No dia 22/10 (sábado), das 8:30 às 12:30h acontece a Jornada de Saúde Mental: “sobre a Esquizofrenia”, no Hotel Meliá Campinas. O Meliá fica na Rua Severo Penteado, 140 – Cambuí – Campinas/SP.

Essa atividade proposta pelo Conselho de Residência Médica (COREME) e o Cândido Escola busca contribuir para melhor compreensão da doença denominada esquizofrenia e para o seu tratamento. Bem como, debater a importância da esquizofrenia, do planejamento de políticas para melhorar o acesso dos pacientes aos tratamentos disponíveis e para desfazer o estigma infelizmente vinculado a esse diagnóstico, que dificulta a reintegração social dos pacientes. 

As inscrições variam entre R$ 10 e 30 e devem ser realizadas na Assessoria de Comunicação do serviço (Fone/Fax: 3758-8615 c/ Pollyana ou Fernanda). Os pagamentos podem ser feitos através de depósito bancário no Banco Itaú, Agência 1652, Conta Corrente 01047-9, em nome da Associação Cornélia M.E.H. Vlieg (enviar comprovante via fax).  

Esse evento contou com o apoio do Hotel Meliá Campinas e a empresa Projeto Equipamentos Audiovisuais, além do patrocínio dos laboratórios farmacêuticos Lundbeck, Biosintética e Cristália.  

O Cândido Ferreira fica na Rua Antonio Prado, 430 – Sousas, Campinas/SP.

As são vagas são limitadas e serão oferecidos certificados.  

PROGRAMAÇÃO  

8:30h - Abertura  

9h - A esquizofrenia e sua história  
Dr. Ricardo Pacheco, psiquiatra, psicanalista, membro da Escola de Psicanálise de Campinas e professor do curso de Psicopatologia da residência médica do SSCF 

9:45h - Diagnóstico
Dr. Afrânio Mendes, psiquiatra e professor do curso de psicofarma da residência médica do SSCF

10:30h – Coffee Break

11h - Tratamento Medicamentoso
Dra. Gabriela Lima de Freitas, médica residente do SSCF

11:45h - Evolução e Prognóstico  
Dra. Saveria Eliete D’Onofrio, psiquiatra e psicoterapeuta jungniana e preceptora da residência médica do SSCF

12:30h - Encerramento  

 

Candido Ferreira prioriza a construção coletiva dos valores que promovem a convivência

Desde 1990, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Campinas e o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira a situação dos pacientes começou a mudar para melhor por meio da humanização efetiva das formas de cuidado na saúde mental.  

Por esta nova postura, desde 1993 a instituição é considerada referência de tratamento no país, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).  

A principal meta da instituição é a desospitalização. Atualmente, a entidade atende um público de mais de mil usuários por mês e conta com um Núcleo de Atenção à Crise, um Núcleo de Atenção à Dependência Química, três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS Estação, CAPS Antonio da Costa Santos e CAPS Esperança), um Núcleo Clínico, 12 Oficinas de Trabalho, um Centro de Convivência e Arte, o Espaço 8 Atelier - atelier de arte do serviço - e uma escola para alfabetização de adultos, o  Centro Cultural Cândido Fumec.  

Os usuários também realizam atividades relacionadas à Comunicação Comunitária, distribuídas em três oficinas: oficina de jornal impresso, oficina de rádio, oficina de roteiro.

Volta ao índice de notícias