Cândido Ferreira participa de feira de agricultura orgânica, em Pedreira

12/08/2004

De 13 a 15 de agosto (sexta a domingo), alguns usuários e funcionários da Oficina Agrícola, do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, participam da III VIDALIMENTO, em Pedreira/SP — uma mostra sobre produção orgânica e os benefícios obtidos por meio desse sistema de cultivo. A Oficina Agrícola vai levar à feira alguns dos produtos orgânicos produzidos no Cândido Ferreira, como alface, couve, chicória, salsa, cebolinha, cenoura, beterraba, além de parte de sua produção de plantas medicinais — resultado do projeto de Fitoterapia, implantado na oficina desde 2002.

Para Luciana Alcântara, coordenadora da oficina agrícola, a participação no evento é muito importante. "Primeiro, porque amplia a divulgação do projeto do Cândido. Segundo, porque o espaço que estaremos ocupando na mostra nos foi oferecido gratuitamente pela organização do evento. Nós possuímos certificação como produtores orgânicos e isso contribuiu para que fôssemos convidados a participar da feira, através de um representante da Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (ANC). Também poderemos vender os produtos produzidos nas oficinas do serviço, pois ocuparemos dois stands na feira: um para a Oficina Agrícola e outro para os produtos artesanais do ARMAZÉM DAS OFICINAS, marca do Núcleo de Oficinas e Trabalho" (NOT), explica.

A Oficina Agrícola foi implantada no serviço no ano de 1990, na mesma época em que surgiu o NOT, uma parceria entre o Cândido Ferreira e a Associação "Cornélia Vlieg". Além da produção orgânica e fitoterápica, a oficina também presta serviços de jardinagem, incluindo a implantação e manutenção desses espaços.

Fitoterapia

De acordo com a coordenadora Luciana Alcântara, o projeto de Fitoterapia implantado na Oficina Agrícola é uma parceria entre o Cândido Ferreira, a Prefeitura Municipal de Campinas, o Centro de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas da Unicamp (CPQBA), o Instituto Agronômico de Campinas, o Grupo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Segurança Alimentar (GBR), CATI/Casa da Agricultura e o Ceasa Campinas. Sua inclusão dentro do programa Paidéia-Saúde da Família, tem o objetivo de desenvolver a fabricaçao própria do medicamento fitoterápico, o que pode reduzir os custos em aproximadamente 30%, segundo informações de Luciana. E o Cândido Ferreira, como parceiro desse projeto, também está trabalhando em benefício de seus usuários, pois o cultivo de fitoterápicos possibilita o surgimento de novas vagas no projeto.

III VIDALIMENTO - PEDREIRA/SP
Local: Center Louças - corredor do circuito das águas

Informações:

- Secretaria Turismo do município de Pedreira (19) 3853-3203, c/Ruth
e-mail: pedreira@prefpedreira.com.br

- Casa da Agricultura de Pedreira (19) 3893-1281, c/ Ivone ou Evelin

- Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira - Assessoria de Comunicação , c/Rita Hennies (19) 3758-8615 / 9792-9910