Cinema e Dia do Abraço marcam a semana no Cândido Ferreira

13/09/2005

Nesta semana os usuários do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira irão participar de duas atividades culturais: o “5 Dia do Abraço” e o “4 Encontro de Saúde Mental no Cinema”.

Amanhã, dia 14 de setembro, nos jardins do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, a partir das 8h acontece o “5º Dia do Abraçosob o tema “Transparência, Consciência e Cidadania”. O Cândido Ferreira fica na Av. Conselheiro Antonio Prado, 430 – Sousas.

Este ano o “Dia do Abraço” reforça a luta pelo combate à corrupção, a promoção da transparência nos assuntos públicos, a formulação de políticas públicas inclusivas, o despertar da consciência social e da garantia da cidadania plena. Sendo assim, procuramos alertar as conseqüências deletérias dessa prática anti-ética intitulada corrupção.

O “Dia do Abraço” representa não só um dia de culto à paz e de valorização da vida e do meio ambiente, mas também uma maneira de chamar a atenção da sociedade para a importância da boa convivência, do respeito entre as pessoas e pela garantia da dignidade e valorização do ser humano.

A programação do evento inclui além do café da manhã coletivo, a realização de Ginástica Harmônica, apresentação de Capoeira, plantio de árvores, o “grande abraço fraterno” (principal momento do evento, onde todos os presentes formam uma roda, dão as mãos e juntos pedem mais paz, justiça social e respeito), entre outras atividades recreativas.

Essa é uma das atividades mais esperadas do ano, pois é marcada pela alegria, fraternidade e companheirismo entre os usuários, familiares, funcionários do serviço e a comunidade de Sousas.

Quinta-feira é dia de Cinema

Demonstrando ter compromisso com a garantia da cidadania e responsabilidade social o Kinoplex (Cinemas Severiano Ribeiro) disponibilizou uma sala para os portadores de transtorno mental da região.

Essa atividade intitulada “4º Encontro de Saúde Mental no Cinema” simboliza o reconhecimento da importância da socialização dos usuários e da humanização das formas de cuidar no atendimento psicossocial.

O Kinoplex do Shopping Parque D. Pedro reservou na próxima quinta-feira, dia 15 de setembro, às 13h, uma sala com 300 lugares para exibir o filme “2 Filhos de Francisco”. Somando a isso,  o Kit Combo (pipoca e refrigerante) terá preço promocional.

Muitos caminhos são descobertos e muitas iniciativas são tomadas no sentido de devolver a cidadania, os direitos e as opções às pessoas portadoras de transtorno mental, inclusive o direito ao lazer. Daí nosso esforço e compromisso em proporcionar aos usuários a realização desses eventos.

Atividades como o “Dia do Abraço” e o “4º Encontro de Saúde Mental no Cinema” não poderiam ocorrer se não contássemos com parceiros imprescindíveis como a empresa de transportes Bortolotto, o Kinoplex (Cinemas Severiano Ribeiro), a Sanasa e o Instituto Ambiente Total.

Desde 1990, o Cândido tem trabalhado por uma assistência digna aos portadores de transtornos mentais, baseada no respeito aos direitos dos cidadãos. Nesse sentido, considera como parceiros todos aqueles que acreditam e lutam pela boa convivência e pelo cumprimento desses direitos.

Candido Ferreira prioriza a construção coletiva dos valores que promovem a convivência

Desde 1990, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Campinas e o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira a situação dos pacientes começou a mudar para melhor por meio da humanização efetiva das formas de cuidado na saúde mental.

Portas foram abertas, grades foram retiradas, foram abolidos o uso da camisa de força e do eletrochoque e os desejos e expectativas dos pacientes são parte importante na elaboração dos projetos de tratamento de cada um dos usuários.

Os tratamentos, hoje, se baseiam no respeito aos direitos do portador de transtorno mental e buscam sua reinserção social e familiar, mantendo como eixo terapêutico principal a promoção da cidadania.

Por esta nova postura, desde 1993 a instituição é considerada referência de tratamento no país, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A principal meta da instituição é a desospitalização. Atualmente, a entidade atende um público de mais de mil usuários por mês e conta com um Núcleo de Atenção à Crise, um Núcleo de Atenção à Dependência Química, três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS Estação, CAPS Antonio da Costa Santos e CAPS Esperança), um Núcleo Clínico, 12 Oficinas de Trabalho, um Centro de Convivência e Arte, o Espaço 8 Ateliê - ateliê de arte do serviço - e uma escola para alfabetização de adultos, o Centro Cultural Cândido Fumec. Os usuários também realizam atividades relacionadas à Comunicação Comunitária, distribuídas em três oficinas: oficina de jornal impresso, oficina de rádio, oficina de roteiro.