Cândido Ferreira promove sua 19ª edição da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho

13/10/2004

De 18 a 22 de outubro, no Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira", acontece a 19ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), evento coordenado pelo departamento de Segurança do Trabalho da instituição em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A abertura da 19ª SIPAT, no dia 18, vai contar com a apresentação da banda da Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Ao longo da semana, além das palestras, um torneio de futebol vai fechar a programação do evento, envolvendo funcionários e usuários do serviço.

O objetivo da semana de atividades é incutir, tanto nos funcionários quanto nos usuários do Cândido, o espírito da prevenção dos acidentes de trabalho. "É muito mais fácil prevenir qualquer acidente do que cuidar das intercorrências depois", resumem Guilherme Rodrigues Lisboa e Eduardo Antonio Saraiva, engenheiro e técnico de segurança do trabalho do serviço, respectivamente.

Desde 1990, por meio de um convênio de co-gestão entre o Cândido Ferreirae a Prefeitura Municipal de Campinas, iniciou-se um processo de humanização das formas de cuidar da saúde mental que dura até hoje. Portas foram abertas, grades caíram, foi abolido o uso da camisa de força, do eletrochoque. Os tratamentos passaram a se dar buscando a reinserção social dos usuários na vida familiar e comunitária.Várias novas formas de cuidar da doença mental foram inventadas e vêm sendo implementadas no serviço.

Hoje, o Cândido Ferreira atende mais de mil usuários por mês e conta com um Núcleo de Antenção à Crise, um Núcleo de Atenção a Dependentes Químicos, três Centros de Atenção Psicossocial (Caps Estação, Caps Toninho e Caps Esperança), um Núcleo Clínico, 12 Oficinas de trabalho, um Centro de Convivência e Arte, o Espaço 8 Ateliê - ateliê de arte do serviço -  e o  Centro Cultural Cândido-Fumec, que oferece alfabetização, convivência social e cultura, não só aos usuários de saúde mental como também às comunidades onde atua.  O Casa-Escola, que é parte do projeto do Centro Cultural Cândido-Fumec, inaugurou uma segunda sede na região sul do município — que tem a coordenação do Caps Toninho (Antonio da Costa Santos).

Os usuários também realizam atividades relacionadas à comunicação comunitária, organizadas em quatro oficinas: oficina de jornal impresso, oficina de rádio, oficina de TV e oficina de fotografia. Por esta nova postura, o Cândido Ferreira é considerado referência no tratamento da saúde mental pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1993.

Programação:

18 - 9:30h - Abertura e apresentação da banda da Escola de Cadetes

19 - 9:30h - Palestra com o engenheiro Norton Martallelo / tema: "Qualidade de Vida"
15:30h - reapresentação da palestra

20 - 9:30h - Palestra com Dr. Celso Ribeiro Almeida / tema: "Saúde e Meio Ambiente"
15:30h - Palestra com Sindicato da Saúde / tema: "Norma Regulamentadora 32"

21 - 9:30h - Palestra com Dra. Vera Lúcia Salermo / tema: "Stress"
15:30h - Palestra com Cassemiro Lopes Moreira (Casa da Amizade) / tema: "DST-Aids"

22 - Encerramento - Torneio de Futebol - durante todo o dia