Cândido Ferreira passa a oferecer residência médica em psiquiatria a partir do mês de abril

14/03/2005

Entre os dias 12 e 21 de março de 2005, o Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira” estará recebendo inscrições para um concurso de Residência Médica em Psiquiatria, disponibilizando um total de quatro vagas. A duração da residência é de dois anos e os candidatos vão receber uma bolsa de R$ 1.459,58, valor referenciado pela Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo). A prova escrita será realizada no dia 28 de março e os exames curriculares acontecem nos dias 29 e 30. A aulas deverão se iniciar no dia 11 de abril. Este é o primeiro ano que o Cândido vai oferecer residência em Psiquiatria.  

Desde 1990, uma parceria entre o Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira" e a Prefeitura Municipal de Campinas tem viabilizado o processo de humanização das formas de cuidado em saúde mental. Portas foram abertas, grades foram retiradas, foram abolidos o uso da camisa de força e do eletrochoque. Os tratamentos, hoje, se baseiam no respeito aos direitos do portador de transtorno mental e buscam sua reinserção social e familiar, mantendo como eixo terapêutico principal a promoção da cidadania. Por esta nova postura, desde 1993 o Cândido Ferreira é considerado como referência no tratamento da saúde mental pela Organização Mundial da Saúde.  

A principal meta da instituição é a desospitalização. Hoje, a entidade atende um público de mais de mil usuários por mês e conta com um Núcleo de Antenção à Crise, um Núcleo de Atenção à Dependência Química, três Centros de Atenção Psicossocial (Caps Estação, Caps Antonio da Costa Santos e Caps Esperança), um Núcleo Clínico, 12 Oficinas de trabalho, um Centro de Convivência e Arte, o Espaço 8 Ateliê - ateliê de arte do serviço - e uma escola para alfabetização de adultos, o  Centro Cultural Cândido Fumec. Os usuários também realizam atividades relacionadas à Comunicação Comunitária, distribuídas em quatro oficinas: oficina de jornal impresso, oficina de rádio, oficina de TV e oficina de fotografia.

Volta ao índice de notícias