Programa de rádio produzido por usuários da saúde mental discute os efeitos terapêuticos da maconha

14/08/2006

Amanhã, dia 15 de agosto, às 10h com reprise às 22h, vai ao ar mais uma edição do programa Maluco Beleza
pela Rádio Educativa FM 101,9MHz sobre o tema Maconha.

O oncologista Dr. Otávio Martucci foi convidado para falar sobre as pesquisas com substâncias químicas da maconha que podem ajudar no combate a certos tipos de câncer.

Segundo Dr. Martucci o derivado da maconha está sendo utilizado contra náuseas e vômitos causados pela quimioterapia. Ele também explicou que a aplicabilidade desses estudos está sendo discutida juridicamente em países onde os princípios ativos da maconha são utilizados legalmente na fabricação de remédios, principalmente em casos de esclerose múltipla e AIDS. Ele também comentou sobre as implicações legais da possível liberação da maconha nos países em que ela é proibida.

O Programa Maluco Beleza é produzido pelos usuários, jornalistas, do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira e veiculado há mais de quatro anos, através de uma parceria do Cândido Ferreira com a Rádio Educativa de Campinas.

Nesta edição, os loucutores colheram depoimento sobre o suposto efeito terapêutico da maconha e fizeram reflexões sobre os prejuízos que ela traz para a saúde.

"Maluco Beleza: Um programa pra quem tem a cabeça no lugar"

O programa Maluco Beleza é resultado da parceria entre os usuários do Cândido Ferreira com a Rádio Educativa de Campinas 101,9 FM, emissora que viabilizou o projeto e que tem possibilitado a propagação de vozes há muito tempo excluídas da convivência social e da possibilidade de se colocar perante a sociedade.

O Maluco Beleza tem sido uma forma de veicular a cultura produzida por esta população, mostrando como são ativos e participantes dos temas da atualidade.

O Maluco Beleza é um jornalístico que vai ao ar todas as terças-feiras, às 10h, com reprise às 22 horas pela Rádio Educativa FM 101,9MHz. O jornalístico tem a duração de meia hora e é composto por quadros que incluem entrevistas, enquetes realizadas nos espaços públicos da cidade, análise de notícias, imitações, debates, músicas, recados, depoimentos, entre outros.

Semanalmente o grupo de "jornalistas" composto por cerca de quinze usuários elaboram, produzem e gravam o programa com um tema escolhido pelo ouvinte. Os temas baseiam-se nos direitos humanos, saúde mental e em todos os assuntos que permitam a relação com o lugar dos usuários em sociedade.

A irreverência e o questionamento a respeito da loucura e da normalidade na atual sociedade fundamentam o trabalho e dão o tom diferencial ao programa.
Vale dizer, que a equipe do Maluco Beleza oferece palestras e oficinas de comunicação sobre as temáticas Reinserção Social através da Comunicação e Comunicação Comunitária.

O que move os "Jornalistas do Cândido" é a confiança no fato de que somente com a democratização dos meios de comunicação é que poderemos construir uma sociedade mais justa, em que a convivência com as diferenças possa ser possível.

Cândido Ferreira: Convivendo com as diferenças

O Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira é referência no tratamento de saúde mental no Brasil, desde 1993, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, através de um convênio de co-gestão firmado desde 1990, tem viabilizado a transformação nas formas de cuidar o portador de transtorno mental. Com a desospitalizaçã o os portões foram abertos, foram abolidos a aplicação do eletrochoque e o uso da camisa de força e os tratamentos passaram a se basear no respeito aos direitos dos pacientes.

Hoje, eles têm a possibilidade de fazer tratamento fora do espaço hospitalar, através dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) implantados em várias regiões do município de Campinas, próximo aos locais onde residem - o que contribui para a reinserção social e familiar desses cidadãos.

Muitas novas formas de cuidar da doença mental têm sido implementadas no serviço, uma dessas formas é a reinserção através da Comunicação. As atividades da Comunicação desenvolvidas no Cândido Ferreira há mais de 8 anos, contam hoje com a oficina de jornal impresso (Jornal Candura - Espaço Aberto para um Novo Pensamento), oficina de rádio (Programa Maluco Beleza) e oficina de roteiro (com a produção de um vídeo-documentá rio sobre a Reforma Psiquiátrica).

Fernanda de Freitas (Mtb. 36.533/SP)
Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira
Rua Antonio Prado, 430 - Sousas, Campinas/SP