Exposição "PRA LÁ DE 80", que conta a história dos 80 anos do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira através da arte, entra em cartaz na Estação Cultura a partir do dia 20

15/09/2004

No próximo dia 20 de setembro, às 16h, acontece a abertura da mostra “Pra lá de 80”, na Galeria de Arte, Túnel e Plataforma da Estação Cultura de Campinas (Pça Floriano Peixoto, s/n). Na abertura será realizada uma performance pelo artista Ademir Andrade. A exposição comemora os 80 anos de prestação de serviço à saúde mental da cidade realizada pelo Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, localizado no distrito de Sousas. A mostra é parte integrante dos eventos dos 230 anos da cidade de Campinas. No dia 6 de outubro, às 16h,  acontecerá uma performance com o ator Marcelo Pinta. A mostra fica em cartaz até dia 10 de outubro,   com entrada franca.

A exposição pretende contar a história da instituição através de obras de arte criadas pelos artistas do Cândido, em sua maioria integrantes do Espaço 8 Atelier – atelier de arte do serviço – além de uma instalação fotográfica. A curadoria da mostra, realizada pelo artista plástico João Bosco e pelo jornalista e fotógrafo Régis Moreira, resolveu focar a história do Cândido através das pinceladas dos artistas, concebendo a exposição num caráter mais subjetivo, emocional e afetivo de pessoas que fizeram ou fazem tratamento no serviço, ou artistas que por ventura tem uma inserção na história do Cândido. A intenção é contar os 80 anos de história, não cronologicamente, mas revelando de forma abstrata, a produção de quem viveu esses anos e transportou o potencial artístico para a arte.

A mostra será composta por aproximadamente  80 obras e três instalações, que ocupará a Galeria. Na Plataforma o público poderá conferir uma instalação com trinta camisas de força, produzidas pelos artistas. Já no Túnel, os passantes poderão conferir mais de 88 caixas, que serão ocupadas com pinturas e objetos. A intenção é trazer a mensagem de superação, transformação e liberdade, hoje em vigor na instituição, tanto para a galeria, quanto para o público que estiver usando o túnel simplesmente para travessia. O objetivo é sensibilizar as pessoas para as questões da reforma psiquiátrica, revelando que há vida além dos muros e dos túneis, ainda impostos pela sociedade.

O Espaço 8 Atelier foi criado no ano de 1992, com o objetivo de trabalhar o potencial artístico de pessoas que se encontravam na instituição. Hoje, com 12 anos de trajetória, o atelier revelou vários nomes para o cenário de arte da cidade. Muitos artistas já participaram de bienais, salões e mostras, muitas vezes sendo premiados. O atelier conta atualmente com a participação de 35 artistas, e todos eles levarão sua arte para a Estação Cultura.

O Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira foi inaugurado no ano de 1924. Ele é o primeiro hospital psiquiátrico filantrópico do Estado de São Paulo. Sua fundação tinha como objetivo abrigar os doentes mentais, que nesta época se encontravam nos porões na Cadeia Pública de Campinas. No decorrer da história a instituição utilizou os métodos de tratamento que a Psiquiatria acreditou,  e chegou a empregar eletrochoques, camisas de força e quartos-forte. O ano de 1990 marca a história de transformação do serviço. As grades foram retiradas, muros foram derrubados, aboliu-se o uso dos modos degradantes de tratamento, substituindo pelo resgate de cidadania das pessoas que ficaram por tanto tempo apartadas da sociedade. Através de um convênio de co-gestão realizado entre a Prefeitura Municipal e Cândido, foi possível implantar casas extra-hopitalares, oficinas de trabalho, centros de atenção psicossocial e tantos outros recursos inovadores, hoje utilizados para os cuidados em saúde mental. Esta nova forma de tratar, levou o Cândido a ser considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como referência de cuidados em saúde mental no Brasil, desde 1993.