Reinserção social através da Comunicação é o tema da palestra de “loucutores” do Cândido Ferreira no Senac/Campinas

15/09/2005

Na próxima segunda-feira, dia 19/08, às 14h, os usuários do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira participam do "1º Encontro para Talentos da Comunicação" realizado pelo Senac – Unidade Campinas.

Esse encontro consiste numa semana de palestras que abrangem os mais diversos temas da comunicação como mídia, sonorização, jornalismo, locução, vídeo, animação e publicidade.

“Reinserção social através da Comunicação” é o tema da palestra a ser apresentada pelos usuários do serviço. A participação é gratuita e aberta à comunidade.

Esses usuários, jornalistas, são responsáveis pela produção do programa “Maluco Beleza”, veiculado há mais de três anos, através de uma parceria do Cândido Ferreira com a Rádio Educativa FM 101,9MHz. O “Maluco Beleza” vai ao ar todas as terças-feiras, às 10h, com reprise às 22 horas.

Na palestra os “loucutores” – como gostam de ser chamados – irão realizar uma roda de depoimentos sobre a importância da comunicação alternativa no processo de resgate da cidadania e garantia do respeito às diferenças.

Na palestra os usuários buscam ilustrar como funciona o programa “Maluco Beleza” visto que seu formato, não convencional, atende o objetivo de ser um programa jornalístico temático para desmistificar a loucura na sociedade e propagar o respeito ao direito à convivência dos diferentes como instrumento fundamental para diminuir o preconceito, aumentar a inclusão social e elevar a consciência pública social.

A forma mais intensa de veiculação do programa visa ampliar o público e a emissão das formas de pensar dos usuários da saúde mental.

Historicamente, as pessoas com transtornos mentais não tiveram direito à fala durante anos de suas vidas, em que ficaram confinadas nos pátios de manicômios. O “Maluco Beleza” tem sido uma forma de ressarcir esse direito, veiculando a cultura produzida por esta população, mostrando como são ativos e participantes dos temas da atualidade.

Esse momento é muito importante, pois sinaliza o reconhecimento àqueles que fazem comunicação de forma alternativa, com base em sabedoria popular e conhecimento adquirido na experiência prática do dia-a-dia. É também uma forma de abrir diálogo sobre novas formas de se “fazer” comunicação, bem como, perspectivas e desafios desse processo de aprendizado.

O que move os "Jornalistas do Cândido" é a confiança no fato de que somente com a democratização dos meios de comunicação é que poderemos construir uma sociedade mais justa, em que a convivência com as diferenças possa ser possível.

O Senac fica na Rua Sacramento, 490, Centro. Mais informações pelos telefones (19) 3758-8615 / 7802-3487.

Cândido Ferreira: Convivendo com as diferenças

O Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, localizado em Sousas, Campinas, foi inaugurado em abril de 1924, motivado por uma matéria do Estadão, publicada em 1916, na qual os jornalistas denunciavam os maus tratos cometidos contra os portadores de transtorno mental, que naquela época ficavam presos no porão da cadeia pública de Campinas. A partir desta denúncia, um grupo de filantropos se reuniu e trabalhou para a fundação do hospital.

Desde 1990, com a assinatura de um convênio de co-gestão com a Prefeitura de Municipal Campinas, a instituição tem colocado em prática uma transformação nos modos de tratar a “loucura”, abrindo mão do uso de métodos invasivos como a camisa-de-força e o eletrochoque e deixando cair as grades e portões.

Hoje, depois da abertura dos portões e da retirada das grades, os tratamentos se baseiam na reinserção social e familiar dos usuários e a instituição tem como eixo terapêutico fundamental a promoção dos Direitos Humanos.

Muitas novas formas de cuidar da doença mental têm sido implementadas no serviço, uma dessas formas é a reinserção através da Comunicação. As atividades da Comunicação desenvolvidas no Cândido Ferreira há cerca de 8 anos, contam hoje com a oficina de jornal impresso (Jornal Candura - Espaço Aberto para um Novo Pensamento), oficina de rádio (Programa Maluco Beleza, veiculado na rádio Educativa FM 101,9MHz, há mais de três anos) e oficina de roteiro (com a produção de um vídeo-documentário sobre a Reforma Psiquiátrica).

O Cândido Ferreira é referência em tratamento de saúde mental no Brasil, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde desde 1993.

A principal meta da instituição é a desospitalização. Atualmente, a entidade atende um público de mais de mil usuários por mês e conta com um Núcleo de Atenção à Crise, um Núcleo de Atenção à Dependência Química, três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS Estação, CAPS Antonio da Costa Santos e CAPS Esperança), um Núcleo Clínico, 12 Oficinas de Trabalho, um Centro de Convivência e Arte, o Espaço 8 Ateliê - ateliê de arte do serviço - e uma escola para alfabetização de adultos, o Centro Cultural Cândido Fumec.