Acontece no dia 19/11 o lançamento do livro: "Educação não formal: Contextos, Percursos e Sujeitos"

16/11/2005

No próximo sábado, dia 19/11, às 19:30 horas acontece na Sala Itaú Cultural o coquetel de lançamento do livro “Educação não-formal: Contextos, Percursos e Sujeitos” organizado por Margareth Brandini Park e Renata Sieiro Fernandes. O Itaú Cultural fica na Av. Paulista, nº 149 em São Paulo.

Esse livro expõe os desafios e reflexões da educação não-formal em textos que versam sobre cidadania, história e identidade, autonomia, auto-estima e consciência crítica com o objetivo de desenvolver a reflexão dentro do processo educacional não-formal.

A produção do programa de rádio “Maluco Beleza” é (re)tratada num artigo especial escrito pelos jornalistas e professores da PUC-Campinas, Reginaldo Moreira e Ivete Cardoso do Carmo-Roldão.

O Programa “Maluco Beleza” é produzido por pessoas com transtornos mentais, usuárias do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira e veiculado há mais de três anos, através de uma parceria do Cândido Ferreira com a Rádio Educativa Municipal.

Nesse artigo os autores apresentam como os usuários “jornalistas” se tornaram agentes de transformação e multiplicadores da comunicação comunitária dentro do processo de educação não-formal. Outro objetivo do artigo é demonstrar a possibilidade de reinserção social através do rádio, a partir do relato da experiência do programa “Maluco Beleza”.  

O livro “Educação não-formal: Contextos, Percursos e Sujeitos” é parte do projeto denominado “Encontro Educação não-normal: Ações e Repercussões” oferecido pelo Itaú Cultural que contará com apresentações culturais, debates e lançamentos de projetos sócio-culturais. Para participar do lançamento ou demais atividades os interessados devem se inscrever pelo telefone (11) 2168 1876. As vagas são limitadas.  

"Maluco Beleza: Um programa pra quem tem a cabeça no lugar"

O programa Maluco Beleza é resultado da parceria entre os usuários do Cândido Ferreira — por meio da assessoria de comunicação — com a Rádio Educativa FM, emissora que viabilizou o projeto e que tem possibilitado a propagação de vozes há muito tempo excluídas da convivência social e da possibilidade de se colocar perante a sociedade.

O “Maluco Beleza” é um jornalístico que vai ao ar todas as terças-feiras, às 10h, com reprise às 22 horas pela Rádio Educativa FM 101,9MHz. O jornalístico tem a duração de meia hora e é composto por quadros que incluem entrevistas, enquetes realizadas nos espaços públicos da cidade, análise de notícias, imitações, debates, músicas, recados, depoimentos, entre outros. A irreverência e o questionamento a respeito da loucura e da normalidade na atual sociedade fundamentam o trabalho e dão o tom diferencial ao programa.  

Semanalmente o programa trabalha um tema escolhido pelo grupo de "jornalistas" composto por cerca de quinze usuários que elaboram, produzem e gravam o programa.  

Os temas se baseiam nos direitos humanos, saúde mental e em todos os assuntos que permitam a relação com o lugar dos usuários em sociedade.  

De acordo com Reginaldo Moreira, diretor do programa, o principal objetivo é desmistificar a loucura na sociedade e servir de instrumento de transformação da opinião pública, possibilitando assim a diminuição do preconceito e da exclusão social em relação aos portadores de transtornos mentais.  

Em três anos e meio de programa diversos temas foram abordados. Mas um dos pontos altos do “Maluco Beleza” foi a produção do primeiro programa especial sobre o Fórum Social Mundial, em 2003. Para desenvolvê-lo, parte do grupo de "jornalistas" esteve em Porto Alegre/RS e fez a cobertura do evento devidamente credenciada como equipe de mídia alternativa, com acesso às salas de imprensa e equipamentos. Isto foi, segundo Reginaldo Moreira, a confirmação da importância do trabalho do grupo, que acabou produzindo jornalismo comunitário de qualidade e contribuindo para a democratização da comunicação. Além disso, a equipe do “Maluco Beleza” oferece palestras e oficinas de comunicação sobre as temáticas de “Reinserção Social através da Comunicação” e “Comunicação Alternativa”.

Historicamente, as pessoas com transtornos mentais não tiveram direito à fala durante anos de suas vidas, em que ficaram confinadas nos pátios de manicômios. O “Maluco Beleza” tem sido uma forma de ressarcir esse direito, veiculando a cultura produzida por esta população, mostrando como são ativos e participantes dos temas da atualidade.

O que move os "Jornalistas do Cândido" é a confiança no fato de que somente com a democratização dos meios de comunicação é que poderemos construir uma sociedade mais justa, em que a convivência com as diferenças possa ser possível.  

Cândido Ferreira: Convivendo com as diferenças  

O Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira” é referência no tratamento de saúde mental no Brasil, desde 1993, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, através de um convênio de co-gestão firmado desde 1990, tem viabilizado a transformação nas formas de cuidar o portador de transtorno mental. Com a desospitalização os portões foram abertos, foram abolidos a aplicação do eletrochoque e o uso da camisa de força e os tratamentos passaram a se basear no respeito aos direitos dos pacientes.

A entidade atende um público de mais de mil usuários por mês e conta com um Núcleo de Atenção à Crise, um Núcleo de Atenção à Dependência Química, três Centros de Atenção Psicossocial (Caps Estação, Caps Antonio da Costa Santos e Caps Esperança), um Núcleo Clínico, 12 Oficinas de trabalho, um Centro de Convivência e Arte, o Espaço 8 Atelier – atelier de arte do serviço - e uma escola para alfabetização de adultos, o Centro Cultural Cândido Fumec.

Novas formas de cuidar da doença mental têm sido implementadas no serviço, uma dessas formas é a reinserção através da Comunicação. As atividades da Comunicação desenvolvidas no Cândido Ferreira há cerca de 9 anos, contam hoje com a oficina de jornal impresso (Jornal Candura - Espaço Aberto para um Novo Pensamento), oficina de rádio (Programa Maluco Beleza) e oficina de roteiro (com a produção de um vídeo-documentário sobre a Reforma Psiquiátrica).

Volta ao índice de notícias