Artistas campineiros inauguram ciclo de intervenções no espaço 8 Ateliê

20/06/2005

Thomaz Perina é o primeiro a trazer parte de seu acervo
e interagir com o público do serviço

A partir do mês de junho, cinco artistas plásticos do circuito cultural campineiro realizam intervenções no Espaço 8 Ateliê, ateliê de artes do Serviço de Saúde Cândido Ferreira, através de exposições e oficinas que serão oferecidas não só aos artistas do ateliê como também aos funcionários e demais usuários do serviço. No dia 21 (terça-feira), às 8:30h, a primeira intervenção terá a assinatura do artista Thomaz Perina, que trará ao serviço 12 telas de 1,10x 1m, além de 60 pinturas em papel. A mostra permanece em cartaz até 18 de julho.

O projeto de trazer artistas plásticos para dentro do serviço já fazia parte da missão do Espaço 8 Ateliê, segundo João Bosco, artista plástico e coordenador do ateliê, tendo sido inaugurado em 2003 através da participação do artista Fernando Catani. “O sentido dessa intervenção é justamente a possibilidade da troca, principalmente para nossos artistas. O caráter provocativo da obra de Perina, por exemplo, pode despertar alterações substanciais no trabalho dos artistas do Espaço 8”, explica Bosco.

O artista

Thomaz Perina, nascido em 1920, é pintor desde os oito anos de idade e autodidata. Sua carreira teve início em 1944, nos salões de belas-artes de Campinas. Perina é um dos fundadores do “Vanguarda”, tendo integrado o grupo de 1957 a 1966.

O “Vanguarda” foi concebido por meio de uma vontade comum, entre seus integrantes, de romper com os padrões acadêmicos e fincar raízes contemporâneas no município, estabelecendo a transição da obra figurativa para a abstrata. Além de Perina, Geraldo Jurgensen, Lélio Coluccini, Mario Bueno, Enéas Dedecca, Maria Helena Motta Paes, Geraldo de Souza, Raul Porto, Edoardo Belgrado e Franco Sacchi inauguraram a I Exposição de Arte Contemporânea de Campinas em 1957, no saguão do Teatro Municipal Carlos Gomes. Após a primeira exposição, Francisco Biojone também passou a integrar o grupo, que realizou uma segunda exposição em junho de 1958.  Em 1966, o “Vanguarda” também foi responsável pela exposição inaugural do Museu de Arte Contemporânea de Campinas.

O Espaço 8 Ateliê

O Espaço 8 Ateliê foi criado em 1992  com a proposta de trabalhar o lado estético dos artistas que se encontram na instituição, ou que vieram fazer tratamento-dia, depois da abertura psiquiátrica. Alguns artistas do ateliê já participaram de vários salões e bienais, sendo muitas vezes premiados.

Desde 1990, uma parceria entre o Cândido Ferreira e a Prefeitura Municipal vem humanizando o tratamento em saúde mental e implantando novas formas de cuidar da “loucura”. Portas foram abertas, grades foram retiradas, o uso da camisa de força e do eletrochoque foram abolidos e o trabalho da instituição tem por objetivo, desde então, a reinserção social e comunitária dos seus usuários. Por isso, desde 1993 a instituição é considerada como referência no tratamento da saúde mental  no país, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Informações:

Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira”
Rua Antonio Prado, 430 – Sousas – Campinas
Assessoria de Comunicação:
(19) 3758-8615 ou 9152-4497, com Rita Hennies (imprensa@candido.org.br)
Espaço 8 Ateliê:
(19) 3758-8618 / 9790-9852, com João Bosco