Artistas do Espaço 8 Ateliê inauguram mostra no Café e Arte, em Barão Geraldo

22/06/2005

Dia 23 de junho, às 16h, os artistas Wilson Amaral e Admir Andrade, do Espaço 8 Ateliê — ateliê de artes do Cândido Ferreira —, inauguram a exposição coletiva “SOU DO MATO COMO O PATO E O LEÃO”, no Café e Arte do Shopping Tilli Center, em Barão Geraldo (Av. Albino J. Barbosa de Oliveira, 1600 – loja 06). Os artistas levam à mostra 30 obras em acrílico sobre tela e objetos pintados, que variam de 30x30 a 40x40 cm.  A exposição segue em cartaz até o dia 13 de julho.

De acordo com o artista plástico e coordenador do ateliê, João Bosco, o título da exposição faz referência ao cotidiano dos dois artistas, que vivem e trabalham no campo, na região do campo grande. “Essas nuances, inspiradas em elementos rurais, não são planejadas pelos dois, mas surgem naturalmente. Eles trazem a vida deles para dentro do ateliê e essa é a essência do trabalho que desenvolvemos aqui no Espaço 8”, explica Bosco.

Espaço 8 Ateliê

O Espaço 8 Ateliê foi criado em 1992  com a proposta de trabalhar o lado estético dos artistas que se encontram na instituição, ou que vieram fazer tratamento-dia, depois da abertura psiquiátrica. Muitos artistas do ateliê já participaram de vários salões, bienais, e muitas vezes foram premiados.

Desde 1990, uma parceria entre o Cândido Ferreira e a Prefeitura Municipal vem humanizando o tratamento em saúde mental e implantando novas formas de cuidar da “loucura”. Portas foram abertas, grades foram retiradas, o uso da camisa de força e do eletrochoque foram abolidos. E o trabalho da instituição tem por objetivo, desde então, a reinserção social e comunitária dos seus usuários. Por isso, desde 1993 a instituição é considerada referência no tratamento da saúde mental  no país, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Informações na assessoria de comunicação: (19) 3758-8615 ou 9152-4497, com Rita Hennies ou no Espaço 8 Ateliê, com João Bosco, no telefone  (19) 3758-8618 / 9790-9852.