Usuários e funcionários do Cândido Ferreira visitam a festa das flores em Holambra

22/09/2004

No próximo dia 25, sexta-feira, 100 usuários e funcionários do Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira e da Associação "Cornélia Vlieg" estarão realizando uma grande excursão para a EXPOFLORA 2004, na cidade de Holambra. A saída da instituição, em Sousas está prevista para às 9:00h. Os ingressos foram doados pela organização do evento. São usuários e funcionários das oficinas de trabalho do Cândido que estarão visitando Holambra. Além destes, outros usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), terão a oportunidade de participar do passeio.

O Cândido Ferreira, localizado em Sousas, Campinas/SP, a 93 km da capital, é  referência de tratamento em saúde mental no Brasil, desde 1993, pela Organização Mundial de Saúde - OMS. O principal objetivo do "Cândido Ferreira" é a desospitalização, a participação social dos usuários e o respeito ao direito à convivência dos diferentes. O Cândido atende hoje um público de aproximadamente 1.000 usuários ao mês.

A entidade filantrópica foi fundada em 1924. O ano de  1990 marca uma nova fase na história do Cândido Ferreira. Depois da realização de uma parceria de co-gestão com a Prefeitura Municipal de Campinas, iniciou-se um processo de humanização das formas de cuidar que dura até hoje. Portas foram abertas, grades foram retiradas, foi abolido o uso da camisa de força e do eletrochoque. Os tratamentos passam a se dar buscando a reinserção social dos usuários na vida familiar e comunitária.  Várias novas formas de cuidar da doença mental foram inventadas e o direito ao lazer é uma delas.