Artistas do Espaço 8 Ateliê participam da 2ª Mostra Lésbica Amazona do Infinito - Identidade Lésbica, no Centro de Convivência Cultural

24/08/2004

A partir da próxima quarta-feira, dia 25 de agosto, sete artistas do Espaço 8 Ateliê — ateliê de artes do Serviço de Saúde Cândido Ferreira — vão ajudar a compor a 2ª Mostra Lésbica Amazona do Infinito - Identidade Lésbica. Os artistas convidados Admir Andrade, André Martins, Samuel Santos, Luiza Finatt, Francisco de Assis, Félix Vieira e Ironete Carvalho da Silva levam à mostra cerca de 15 trabalhos em acrílico sobre tela, objetos sobre tela, entre outros. A exposição segue em cartaz até o dia 26 de setembro, no Centro de Convivência Cultural (Praça Imprensa Fluminense, s/nº - Cambuí).

Espaço 8 Ateliê

O Espaço 8 Ateliê foi criado em 1992,  com a proposta de trabalhar o lado estético dos artistas que se encontram na instituição, ou que vieram fazer tratamento-dia, depois da abertura psiquiátrica. Muitos artistas do ateliê já participaram de vários salões, bienais, e muitas vezes foram premiados.

Desde 1990, uma parceria entre o Cândido Ferreira e a Prefeitura Municipal vem humanizando o tratamento em saúde mental e implantando novas formas de cuidar da “loucura”. Portas foram abertas, grades foram retiradas, o uso da camisa de força e do eletrochoque foram abolidos. E o trabalho da instituição tem por objetivo, desde então, a reinserção social e comunitária dos seus usuários. Por isso, desde 1993 a instituição é considerada referência no tratamento da saúde mental  no país, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).