Unidos do Candinho vai agitar as ruas do distrito de Sousas no próximo dia 29 de janeiro, destacando os 80 anos do serviço

27/01/2005

O Bloco UNIDOS DO CANDINHO, formado por usuários, funcionários, familiares e parceiros do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, desfila sua irreverência pelas ruas do distrito de Sousas no próximo sábado, 29 de janeiro, em sua décima segunda edição. A concentração acontecerá a partir das 13h, nos jardins do Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira” (Rua Conselheiro Antônio Prado, 430). A saída do bloco está prevista para às 14h e os foliões seguirão pelas ruas do distrito de Sousas, fazendo uma parada na Praça Beira Rio, retornando, depois, à instituição. A bateria da Escola de Samba “Unidos da Tribo” , do Distrito de  Joaquim Egídio, é a parceira que vai ditar o ritmo do desfile, com seus 30 integrantes.

Neste ano, o tema do bloco será “Cândido Ferreira: 80 Anos de transformações”. Para os integrantes do bloco, o desfile simboliza a “apoteose” pelo aniversário do serviço e fecha o ciclo de comemorações, iniciado em abril de 2004.

No ano de 1990, foi firmada uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Campinas  e o Serviço de Saúde "Dr.Cândido Ferreira", que vem abrindo portas aos seus usuários, mudando a filosofia dos cuidados, humanizando o tratamento em saúde mental e implantando novas formas do tratar. Por esta nova postura, desde 1993, a instituição é considerada modelo de tratamento no país pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Muitos caminhos e iniciativas são tomados no sentido de devolver às pessoas a cidadania, inclusive o direito ao lazer. E a maior festa popular do país não poderia ficar de fora dessa celebração de 80 anos de prestação de serviço em saúde mental.

Na época em que toda loucura é permitida, o Unidos do Candinho desfila pelas ruas sua originalidade e alegria. E o que antes era o desfile dos usuários do Cândido Ferreira, hoje se transformou no grito de Carnaval do distrito de Sousas. E a parceria com os grupos participantes e com a comunidade de Sousas tem sido fundamental para reafirmar a importância dessa iniciativa, provando que o convívio com o diferente e com as diferenças é possível. Até o ano passado, o bloco contou com a participação de cerca de trezentas pessoas e a intenção é que, neste ano, o número de foliões chegue a 500 integrantes. O bloco é aberto à participação de toda a sociedade.

MAIS INFORMAÇÕES – (19) 9723-5513 ou 3758-8615, com Rafael Fonseca / 3758-8618, no Centro de Convivência e Arte do Cândido Ferreira, com Gal Soares de Sordi.

“Cândido Ferreira: 80 anos de transformações”

Dos porões da Cadeia de Campinas
Um grupo se mobilizou
Fundado lá em 24
O Candinho sim senhor

No tratamento da mente humana
Muito se vivenciou
Sofrimento, tristeza e dor
Deus me livre, que horror!

E no Cândido Ferreira
A história transformou
Portas foram abertas
O tratamento se humanizou