“Loucutores” do Cândido Ferreira entrevistaram o escritor Carrano, cuja história de vida inspirou o filme “Bicho de Sete Cabeças”

28/11/2005

O programa “Maluco Beleza” vai ao ar no próximo dia 29, 
às 10h pela Rádio Educativa de Campinas

Amanhã, dia 29/11, às 10h com reprise às 22h, vai ao ar mais uma edição do programa “Maluco Beleza” pela Rádio Educativa FM 101,9MHz.

Essa edição foi gravada no “VI Encontro Nacional de Luta Antimanicomial” realizado em São Paulo e tem como tema “Saúde Mental” com entrevista do escritor Austregésilo Carrano Bueno.

Carrano é autor do livro “Canto dos Malditos”, que inspirou o filme “Bicho de Sete Cabeças”. Na ocasião ele fala sobre seu livro que foi cassado, censurado e retirado das livrarias por dois anos e meio, sendo liberado após o empenho de Carrano, seu advogado e da Luta Antimanicomial; do momento atual da Luta Antimanicomial e da Reforma Psiquiátrica.

Vale dizer, que Carrano é integrante do Movimento da Luta Antimanicomial, que combate a discriminação e a exclusão social dos doentes mentais, pregando a extinção dos manicômios e a adoção de modelos mais humanos de tratamento psiquiátrico. O autor foi a primeira pessoa no Brasil a mover uma ação indenizatória por erros de diagnóstico, tratamentos torturantes e crimes contra médicos psiquiatras. Entretanto, ele passou de vítima a réu, tendo sido condenado pelo Tribunal de Justiça do Paraná a pagar a médicos psiquiatras e seus familiares 60 mil reais. A ação indenizatória encontra-se no Supremo Tribunal de Justiça, em Brasília, para ser avaliada.

O Programa Maluco Beleza é produzido pelos usuários, jornalistas, do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira e veiculado há mais de três anos, através de uma parceria do Cândido Ferreira com a Rádio Educativa Municipal.

"Maluco Beleza: Um programa pra quem tem a cabeça no lugar"

O programa Maluco Beleza é resultado da parceria entre os usuários do Cândido Ferreira — por meio da assessoria de comunicação — com a Rádio Educativa FM, emissora que viabilizou o projeto e que tem possibilitado a propagação de vozes há muito tempo excluídas da convivência social e da possibilidade de se colocar perante a sociedade.

O “Maluco Beleza” é um jornalístico que vai ao ar todas as terças-feiras, às 10h, com reprise às 22 horas pela Rádio Educativa FM 101,9MHz.

Semanalmente o programa trabalha um tema escolhido pelo grupo de "jornalistas" composto por cerca de quinze usuários que elaboram, produzem e gravam o programa.  

Os temas se baseiam nos direitos humanos, saúde mental e em todos os assuntos que permitam a relação com o lugar dos usuários em sociedade.  

De acordo com Reginaldo Moreira, diretor do programa, o principal objetivo do programa é desmistificar a loucura na sociedade e servir de instrumento de transformação da opinião pública, possibilitando assim a diminuição do preconceito e da exclusão social em relação aos portadores de transtornos mentais.  

O jornalístico tem a duração de meia hora e é composto por quadros que incluem entrevistas, enquetes realizadas nos espaços públicos da cidade, análise de notícias, imitações, debates, músicas, recados, depoimentos, entre outros. A irreverência e o questionamento a respeito da loucura e da normalidade na atual sociedade fundamentam o trabalho e dão o tom diferencial ao programa.  

Em três anos e meio de programa diversos temas foram abordados como: "Luta Antimanicomial”, "Drogas", "Tolerância e Convivência com as Diferenças", "Stress e Qualidade de Vida", "Saúde e Violência", "Eleições e Cidadania", "Meio Ambiente", "Aids", "Guerra entre EUA e Iraque", "Carnaval", “Comunicação Alternativa”, “Idoso”, entre outros. Um dos pontos altos do “Maluco Beleza” foi a produção do primeiro programa especial sobre o Fórum Social Mundial, em 2003. Para desenvolvê-lo, parte do grupo de "jornalistas" esteve em Porto Alegre/RS e fez a cobertura do evento devidamente credenciada como equipe de mídia alternativa, com acesso às salas de imprensa e equipamentos. Isto foi, segundo Reginaldo Moreira, a confirmação da importância do trabalho do grupo, que acabou produzindo jornalismo comunitário de qualidade e contribuindo para a democratização da comunicação.  

Além disso, a equipe do “Maluco Beleza” já participou de diversos encontros como o Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e o Congresso Luso-Brasileiro de Estudos Jornalísticos e oferece palestras e oficinas de comunicação sobre as temáticas “Reinserção Social através da Comunicação” e “Comunicação Alternativa”.

Historicamente, as pessoas com transtornos mentais não tiveram direito à fala durante anos de suas vidas, em que ficaram confinadas nos pátios de manicômios. O “Maluco Beleza” tem sido uma forma de ressarcir esse direito, veiculando a cultura produzida por esta população, mostrando como são ativos e participantes dos temas da atualidade.

O que move os "Jornalistas do Cândido" é a confiança no fato de que somente com a democratização dos meios de comunicação é que poderemos construir uma sociedade mais justa, em que a convivência com as diferenças possa ser possível.

Cândido Ferreira: Convivendo com as diferenças

O Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira” é referência no tratamento de saúde mental no Brasil, desde 1993, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, através de um convênio de co-gestão firmado desde 1990, tem viabilizado a transformação nas formas de cuidar o portador de transtorno mental. Com a desospitalização os portões foram abertos, foram abolidos a aplicação do eletrochoque e o uso da camisa de força e os tratamentos passaram a se basear no respeito aos direitos dos pacientes.

Hoje, eles têm a possibilidade de fazer tratamento fora do espaço hospitalar, através dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) implantados em várias regiões do município de Campinas, próximo aos locais onde residem - o que contribui para a reinserção social e familiar desses cidadãos.  

Muitas novas formas de cuidar da doença mental têm sido implementadas no serviço, uma dessas formas é a reinserção através da Comunicação. As atividades da Comunicação desenvolvidas no Cândido Ferreira há cerca de 8 anos, contam hoje com a oficina de jornal impresso (Jornal Candura - Espaço Aberto para um Novo Pensamento), oficina de rádio (Programa Maluco Beleza) e oficina de roteiro (com a produção de um vídeo-documentário sobre a Reforma Psiquiátrica).

Volta ao índice de notícias