Cândido Ferreira participa de desfile de moda ajudando a prevenir as DST-AIDS

30/03/2005

No dia 31 de março (quinta-feira), o Núcleo de Educação e Comunicação Social em DST-Aids, do Centro de Referência em DST-Aids, vai promover um desfile de moda em parceria com diversas organizações governamentais e não–governamentais, dentre estas o Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira”. Segundo os organizadores, o principal objetivo do desfile é utilizar o mundo da moda e da beleza como espaço de reflexão sobre a incidência da Aids entre as mulheres. O evento faz parte da programação do município pelo dia Internacional da Mulher e acontece na Estação Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n), às 20h.

Para o desfile, os organizadores do evento vão contar com o apoio de vários brechós da cidade e de lojas de roupa de aluguel. Os modelos serão pessoas de diferentes segmentos, que atuam em parceria com o programa municipal de DST-Aids, usuários e trabalhadores dos diversos serviços e organizações. Funcionários e usuários do Cândido Ferreira vão participar do desfile como modelos, e, no local, haverá exposição dos produtos de decoração produzidos pelos usuários do serviço nas oficinas de trabalho. O Espaço 8 Ateliê - ateliê de artes da instituição - também vai ajudar a compor a programação do desfile com a exposição de uma instalação, criada por um dos artistas do ateliê e elaborada com manequins de papelão, pintados e decorados.

Desde 1993, o Serviço de Saúde "Dr. Cândido Ferreira" é referência no tratamento da saúde mental, no Brasil , pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O principal objetivo do Cândido Ferreira é a desospitalização, a participação social dos usuários e o respeito ao direito à convivência dos diferentes. Hoje, o Cândido Ferreira atende mais de mil usuários por mês e conta com um Núcleo de Antenção à Crise, um Núcleo de Atenção a Dependentes Químicos, três Centros de Atenção Psicossocial (Caps Estação, Caps Toninho e Caps Esperança), um Núcleo Clínico, um Núcleo de Oficinas e Trabalho (NOT) que oferece vagas em 12 oficinas, um Centro de Convivência e Arte, o Espaço 8 Ateliê, e o Centro Cultural Cândido-Fumec, que oferece alfabetização, convivência social e cultura, não só aos usuários de saúde mental das regiões onde atua como também às comunidades locais. Os usuários também realizam atividades relacionadas à comunicação comunitária, distribuídas em quatro oficinas: oficina de jornal impresso (Jornal Candura - Espaço Aberto para um Novo Pensamento), oficina de rádio (Programa Maluco Beleza, veiculado na rádio Educativa FM 101,9MHz há quase três anos), oficina de TV e oficina de fotografia.

O ano de 1990 marca uma nova fase na história do Cândido Ferreira. Depois da assinatura de um convênio de co-gestão com a Prefeitura Municipal de Campinas, os tratamentos passaram a se dar buscando a reinserção social dos usuários na vida familiar e comunitária.Várias novas formas de cuidar da doença mental foram inventadas e vêm sendo implementadas no serviço e no município, desde então.