Casos de Dengue preocupam Secretaria Municipal da Saúde

04/01/2002

A área do Campo Belo, ligada ao Distrito Sul ainda se mantém como o local de maior incidência de casos de dengue, em Campinas, desde novembro de 2001. O último relatório apresentado pelo Instituto Adolfo Lutz, dia 28 de dezembro, apresentou 13 resultados positivos.

Desses casos, 10 pacientes residem na região do Campo Belo, um no Parque Oziel e 2 na área de abrangência do Distrito Norte, sendo um do Jardim Eulina e outro importado do estado de Mato Grosso.

Assim, desde o dia 24 de novembro foram notificados 27 novos casos de dengue na cidade (26 autóctones e um importado). Com esses novos números, o total de casos de dengue autóctone no município, em 2001, chega a 463, além de um caso que ainda está tendo sua procedência investigada.

A Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental (Covisa) da Prefeitura de Campinas lembra que o período das novas notificações no Campo Belo precedem as ações desenvolvidas no bairro, como a aplicação de inseticida, remoção de criadouros, além do trabalho de conscientização.

A Secretaria Municipal de Saúde mantém-se em estado de alerta para evitar o aparecimento de novos casos. Novas estratégias de ação devem ser implantadas, uma vez que as últimas notificações apontam para outros bairros da cidade.

Técnicos da Prefeitura ressaltam para a importância da colaboração da população, no que diz respeito a seguir as orientações dos técnicos da Covisa. Essa colaboração implica em manter caixas d’água tampadas e eliminar qualquer foco de proliferação do mosquito, como pneus e outros vasilhames que possam acumular água nos quintais.

Vale ressaltar, no entanto, que o número de casos suspeitos mantém-se mais alto que nos anos anteriores, o que revela um constante trabalho de investigação, principalmente nas áreas consideradas de risco em Campinas.