Comissão de Ética Médica tem nova presidente

09/01/2002

A dra. Ana Lucia Lourenção, médica generalista do Centro de Saúde Santa Lúcia, desde esta quarta-feira, dia 9, é a nova presidente da Comissão de Ética Médica da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. Ana Lucia foi eleita por unanimidade em reunião realizada no último dia 12, no Palácio dos Jequitibás.

A Comissão de Ética Médica, primeira entidade dessa natureza a representar oficialmente a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, foi criada em outubro de 2000 com o objetivo de instruir e, sobretudo, orientar os profissionais da área médica que atuam na Rede Municipal.

Ana Lucia Lourenção ocupa o lugar deixado pela dra. Ivanilde A. Ribeiro, que permaneceu como presidente das entidade por um ano. Em sua gestão, em outubro do ano passado, aconteceu a Primeira Jornada de Ética Médica da Secretaria de Saúde, que teve como principal objetivo integrar os profissionais da rede municipal com os trabalhos desenvolvidos pela Comissão.

Como presidente, Ana Lucia pretende realizar eventos isolados, palestras e aproveitar pequenas reuniões e encontros que mobilizem os profissionais de saúde nos seus locais de trabalho.

A médica argumenta que a grande função da Comissão é estar presente para que, não só o médico, como também o usuário, possam ter um respaldo adequado e uma boa orientação que os auxiliem a enfrentar os problemas do seu dia-a-dia. Em outras palavras "vamos trabalhar para implantar uma educação continuada, capaz de resolver as demandas nos locais onde acontecem e evitar que elas extrapolem para outras esferas", finaliza a nova presidente.