Centros de saúde da cidade prosseguem com a vacinação contra a rubéola

18/01/2002

A vacinação contra a rubéola continua nos Centros de Saúde da Rede Municipal de Saúde de Campinas. A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Saúde Ambiental do município (Covisa) explica que a vacinação se destina às mulheres na idade entre 15 e 29 anos, independentemente de já terem contraído a doença.

A vacinação de pessoas já imunes (seja pela vacina ou pela doença) não acarreta nenhum problema.

A vacina utilizada será a dupla viral, que combate também o sarampo, além da rubéola. Mulheres grávidas não devem ser vacinadas.

Na campanha anterior, ocorrida no período entre 5 de novembro e 7 de janeiro, foram vacinadas 112.363 mulheres, número que ficou aquém do objetivo proposto, que era o de imunizar 129.485.

Após a divulgação dos números do Censo do IBGE 2000, a Covisa estabeleceu como meta vacinar 135.870 mulheres. Até o momento, com os novos dados do Censo, foram imunizadas 82,7 do público alvo.

Apesar de a rubéola ser considerada uma das doenças agudas infecciosas mais benignas, o grande risco para a saúde pública está relacionado à infecção em gestantes, que pode causar a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC).

A infecção pelo vírus da rubéola, em gestantes, pode resultar em abortamento espontâneo, natimortos e malformação múltiplas. Dentre as anomalias presentes na SRC, as mais comumente encontradas são a deficiência auditiva, malformação cardíaca, lesões oculares, alterações neurológicas e atraso do desenvolvimento neuropsicomotor.

Volta ao índice de notícias