Relatório do Lutz aponta 32 novos casos de Dengue

31/01/2002

Relatório fornecido pelo Instituto Adolfo Lutz nesta quarta-feira, dia 30, confirmou 32 novos casos de dengue em Campinas, sendo 22 autóctones, sete importados e três em investigação. Desse total, 16 pacientes residem na região do Campo Belo II, área de abrangência do Distrito Sul.

Os demais casos são de pacientes residentes no Jardim Fernanda II, Paranapanema, Centro (2) e outros dois em bairros que já registraram casos de dengue.

A Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental (Covisa) da Prefeitura de Campinas informou que os moradores do Centro contraíram a doença na região do Campo Belo . Ressaltou, ainda, que os novos casos foram registrados, com exceção do Jardim Fernanda II, em bairros onde a doença já havia sido manifestada.

De qualquer forma, o Jardim Fernanda II, onde já haviam sido ampliadas as ações de combate à doença, inclusive com o remanejamento de agentes de saúde para esse bairro, já estava incluído como área de risco.

Com esses novos números, a epidemia "Verão 2001/2002", que considera o período entre 24 de novembro do ano passado até agora, já contabiliza 185 casos de dengue em Campinas.

Em reunião de trabalho realizada no início da noite de ontem (quarta), na Secretaria Municipal de Saúde, com a presença do secretário de Saúde, Gastão Wagner, do superintendente da Sucen, Luiz Jacintho da Silva, além de técnicos da Covisa, foram discutidas das ações que vêm sendo desenvolvidas pela Prefeitura e pelo Estado.

No caso das multas, a Covisa adiantou que esse expediente é uma medida a mais no combate à doença em Campinas. A Coordenadoria voltou a advertir para a aplicação de multas aos estabelecimentos que incorrerem em ações contra a saúde e o meio ambiente.

Em caso de faltas consideradas graves, as multas podem variar de 100 a 500 UFMC, avaliada hoje em R$ 7,48. Nos casos considerados mais graves, as multas serão aplicadas imediatamente, sem que tenha havido notificação anterior.