Secretaria Municipal de Saúde tem formulário para notificação de doenças pela Internet

31/01/2002

Os profissionais que atuam na área de Saúde acabam de ganhar, no Portal da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, uma importante ferramenta de Trabalho. Trata-se da seção "Comunicação de Doenças de Notificação Compulsória – Via Internet". ( www.pmc.sp.gov.br/saude )

Por meio de um formulário eletrônico, qualquer profissional da área de Saúde com acesso à Internet pode, imediatamente, notificar a Coordenaria de Vigilância e Saúde Ambiental (Covisa), da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas acerca dos agravos de notificação compulsória.

Doenças de notificação compulsória são aquelas que, por força da sua importância para a saúde pública, necessitam de serem informadas à Secretaria Municipal de Saúde. Em outras palavras, necessitam de medidas de controle individual e coletivo.

São exemplos dessas doenças, a dengue, que necessita, entre outras coisas, de medidas de controle ambiental, como remoção de criadouros ou aspersão de produtos químicos, ou o sarampo, que exige uma eficiente campanha de vacinação.

Para a Covisa, esse formulário eletrônico chega em momento oportuno, uma vez que o município de Campinas enfrenta uma epidemia de dengue que persiste em alguns pontos da periferia da cidade.

Ao utilizar o formulário eletrônico, o médico, ou o profissional de enfermagem, podem passar para a Covisa dados do paciente, como identificação e localização, tipo de doença e o nome de quem o atendeu. São informações suficientes para que técnicos da Covisa iniciem uma investigação.

Banco de dados

O Portal da Saúde da Prefeitura de Campinas, hoje, é um dos mais importantes centros de referência e apoio, tanto para o cidadão como para os profissionais de Saúde. Como um importante banco de dados, o Portal conta com um sistema de busca que facilita o acesso a mais de 2.200 páginas para consulta, além do conteúdo do próprio Portal da Prefeitura (www.pmc.sp.gov.br) .

Dentre as várias sessões, merecem destaque as seções "Sua Saúde", com dicas sobre prevenção de doenças, doação de sangue e medicamentos, além da seção "Seus Direitos", que aborda temas de interesses para deficientes, idosos, mães gestantes e direito previdenciário.

Na seção "Controle Social", o cidadão tem como acionar (e participar) do Conselho Municipal de Saúde e dos Conselhos locais de Saúde. O controle social é o efeito da ação do cidadão participante sobre os serviços públicos, ou seja: da sociedade sobre o estado, que confere à Democracia caráter mais participativo. Na Saúde o controle social fortalece o exercício da cidadania em direção dos objetivos do SUS: o direito dos cidadãos à atenção plena à saúde.