Prefeitura incrementa ações de combate à dengue

06/01/2003

A Secretaria de Saúde prossegue nesta semana, de 6 de janeiro a 10 de janeiro, com as ações de combate à dengue nas cinco regiões de Campinas. Nesta segunda-feira, 6 de janeiro, as equipes promoveram arrastão na área do Centro de Saúde São Quirino, na região Leste. Amanhã, 7, o cata-bagulho será na região Noroeste, na área do Centro de Saúde do Balão do Laranja. Na quarta, 8, os profissionais de saúde estarão concentrados na área do Santa Mônica, região Norte. Na quinta, 9, é a vez do Centro de Saúde Santa Lúcia, na região Sudoeste e, na Sexta, a ação será na área do São Domingos, na região Sul.

A população das cinco regiões da cidade também continua a ser incentivada, em atividades diárias, a tomar medidas simples para identificar e eliminar os focos do Aedes aegypti. As escolas, em parceria com os Centros de Saúde, incluíram o tema no dia-a-dia dos alunos e professores. Empresas do município também estão mobilizadas para acabar com a dengue, por meio do Projeto Criadouro Zero, da Secretaria de Saúde. Representantes dos trabalhadores e profissionais da área médica da empresas estão atuando para conscientizar funcionários sobre os perigos da doença e as formas de combatê-la no ambiente de trabalho.

A Unimed, a Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), Tetra Pak, Sindicatos, Hospital Albert Sabin, Ciesp, CPFL (Companhia de Força e Luz), Fundação DPaschoal e a Cooperativa Veiling de produtores de plantas de Holambra também se aliaram à Secretaria de Saúde no combate à doença.

A Secretaria de Saúde também está incrementando a atuação nos chamados pontos de risco, que são locais que, pela natureza de sua atividade, oferecem mais condições para a proliferação do mosquito como ferros-velhos, borracharias etc.

Na próxima quinta-feira, 9, a Secretaria deve divulgar a última pesquisa do pesquisa sobre a infestação do mosquito da dengue – Aedes aegypti – na cidade. O estudo, chamado de pesquisa de índice de breteau, aponta a quantidade de recipientes infestados pelas larvas do mosquito a cada 100 residências. O levantamento é um dos indicadores que norteia as ações de combate à dengue.

No último ano, foram confirmados 1440 casos de dengue em Campinas. Do total, 1231 são autóctones ou seja, são de pessoas que foram infectadas na cidade.

Volta ao índice de notícias