Saúde faz mutirão contra a dengue na região Sudoeste

16/01/2003

Equipes da Secretaria de Saúde atuaram nesta quinta-feira, 16 de janeiro, num mutirão contra a dengue na área de abrangência do Centro de Saúde Santa Lúcia, região Sudoeste. Os agentes de saúde vasculharam cada canto em busca de focos do mosquito Aedes aegypti. Durante a ação, moradores foram incentivados a tomar medidas simples para identificar e eliminar criadouros. Panfletos e cartilhas que alertam sobre os perigos da doença e trazem dicas sobre como proceder para evitar a moléstia foram distribuídos.

Também no Distrito Sudoeste, atividades de bloqueio e cata-criadouro foram desenvolvidas na área de abrangência do CS (Centro de Saúde) Vista Alegre, onde foi confirmado um caso importado da doença. As áreas do CS Ouro Verde e do Jardim Novo Campos Elíseos também foram trabalhadas hoje. Nas duas localidades foram confirmados casos importados de dengue nos últimos dias.

No ano de 2001, o Centro de Saúde Santa Lúcia registrou 104 casos de dengue. Em 2002, foram apenas 25. A enfermeira sanitarista Rosana Garcia, coordenadora do serviço, atribui a redução ao empenho das equipes de referência do Projeto Paidéia de Saúde da Família e aos agentes comunitários de saúde. "É um trabalho árduo, que inclui monitorar pontos de risco para a dengue, fazer buscas de casos suspeitos, realizar trabalhos educativos, entre tantos outros. E tem que ser constante porque a reposição de criadouros é muito rápida", diz a enfermeira.

Segundo levantamento feito recentemente pela Secretaria de Saúde de Campinas, mais de 90% do mosquito estão nas residências em vasos de planta e em garrafas, latas e potes nos quintais. E é muito fácil se livrar dos criadouros, conforme explica a psicóloga Fernanda Borges, coordenadora das ações educativas da dengue na Secretaria de Saúde. "É necessário só um pouco de atenção e boa vontade para transformar o ambiente em um local livre de dengue", diz.

Fernanda lembra que a luta contra a dengue é de toda comunidade. E reforça que cada cidadão deve fazer sua parte. "Basta eliminar qualquer recipiente que acumule água. Tampar a caixa d’água. Limpar lajes, piscinas e calhas. Furar pneus ou guardá-los em lugares cobertos. Usar pratos rentes aos vasos ou enchê-los de areia até a borda. Não jogar lixo nas ruas ou em terrenos baldios. E estes cuidados devem ser adotados diariamente", reforça.

Também nesta quinta-feira, 16, os profissionais de saúde do Distrito Norte trabalharam na remoção de criadouros e em ações educativas nas áreas dos jardins São Marcos e Aurélia. A ação contou com apoio da Secretaria de Serviços Públicos. Nesta sexta-feira, 17, haverá ação na área da Vila Industrial, região Sul, e no Jardim Aurélia.

Volta ao índice de notícias