Saúde promove arrastão e ações educativas contra a dengue

17/01/2003

A Secretaria de Saúde promove nesta sexta-feira, 17 de janeiro, arrastão contra a dengue na favela Vitória, região Sul de Campinas. Além da remoção de criadouros, as equipes estão informando a população sobre como combater o mosquito que transmite a doença e orientando as pessoas a ficarem atentas aos sintomas e a procurarem o Centro de Saúde.

Panfletos que conscientizam sobre a gravidade da dengue, sinais da doença e os meios de combater o mosquito estão sendo entregues em todos os guichês da Rodoviária de Campinas. A idéia é alertar viajantes para os cuidados. Quem apresentar sintomas como febre alta, dores de cabeça ou no corpo deve procurar um serviço de saúde. Faixas com mensagens sobre como combater a doença foram fixadas em vários pontos da cidade e também no terminal rodoviário.

Ações contra a dengue também estão desenvolvidas nesta sexta-feira na área do Jardim Aurélia e do Jardim São Marcos, região Norte. Agentes de saúde estão alertando sobre os perigos da doença em cada uma das cinco regiões da cidade. Na Sul, a ação está sendo intensificada também na área da Vila Industrial. No local, já foram confirmados 8 casos autóctones da doença nos últimos 30 dias.

Nesta sexta-feira, 17, a Secretaria de Saúde recebeu resultados de exames que confirmam mais cinco casos de dengue na cidade. Três são da Vila Industrial, um é do Carlos Lourenço e um é de morador da Vila Lourdes. Todos os bairros estão na região Sul. No total, este ano, Campinas tem 8 casos de dengue, sendo três autóctones da região Sul e cinco importados. No ano passado, foram 1.457, sendo 1.245 autóctones, 190 importados e ainda existem 22 que estão sendo investigados. Também foram registrados, em 2002, nove casos de dengue hemorrágica. Não houve mortes em conseqüência da doença.

Segunda-feira, 20, ações serão desencadeadas na Vila Orosimbo Maia, região Sul. A batalha contra a dengue em Campinas também recebe, a partir da próxima semana, o reforço dos ajudantes de controle ambiental que começam a atuar em todas as regiões.

Volta ao índice de notícias