Saúde amplia ações contra dengue na Vila Industrial

24/01/2003

A Secretaria de Saúde de Campinas amplia a partir de segunda-feira, 27 de janeiro, as ações de combate à dengue na Vila Industrial, região Sul de Campinas. No local, foram confirmados mais três casos de dengue nesta sexta-feira, 24. Desde dezembro, já foram confirmados 11 casos no local. Todos são de pessoas que contraíram a doença no próprio bairro – são os chamados casos autóctones.

O reforço dos trabalhos inclui ampliar a área de desinsetização. A medida está sendo adotada em conjunto com a Sucen (Superintendência do Controle de Endemias). Agentes comunitários e outros profissionais de saúde estarão nas ruas do bairro, diariamente, para orientar a população e fazer a busca de casos suspeitos. Na terça-feira, 28, e quarta, 29, serão promovidos arrastões para eliminação de criadouros do mosquito da dengue.

As atividades serão intensificadas também no Parque Oziel, onde também foi confirmado um caso autóctone da doença nesta sexta-feira, 24. O Oziel também está localizado na região Sul da cidade. Lá será feita desinsetização, arrastão e a busca ativa de casos suspeitos será intensificada. As equipes também iniciam a colocação de telas em caixas d’água para impedir o acesso do mosquito.

No Figueira, região Sul, também nesta sexta-feira, foi confirmado um caso autóctone de dengue. O bairro passará por trabalhos de busca ativa e arrastões a partir de segunda-feira, 27.

Os resultados divulgados pela Secretaria de Saúde ainda confirmam dois casos importados da doença em pessoas que moram no São Domingos, região Sul, e na região Norte.

A região Sul está recebendo cuidado especial. Porém, os trabalhos para prevenir a doença estão espalhados por toda cidade. Na próxima semana, de 27 a 31 de janeiro, profissionais da Secretaria de Saúde percorrem as ruas das cinco regiões de Campinas, promovendo arrastões para eliminação do mosquito da dengue – Aedes aegypti - e conscientizando os moradores sobre os perigos da doença.

Na segunda, 27, os trabalhos acontecem na área de abrangência do Centro, região Leste, onde as ações contam com a parceria da Secretaria de Serviços Públicos. Na terça, 28, na região Noroeste, os agentes de comunitários do Centro de Saúde do Balão do Laranja atuam para recolher prováveis criadouros das casas, orientar moradores e verificar se há pessoas com sintomas suspeitos da dengue e encaminhá-las ao serviço de Saúde.

Na quarta, 29, as ações acontecem na região Norte, na área do Centro de Saúde São Marcos. Quinta, 30, é a vez do Centro de Saúde Santa Lúcia, região Sudoeste, e na sexta, 31, as equipes do Centro de Saúde Faria Lima trabalham para remover criadouros e orientar as pessoas que moram nos bairros que ficam na sua abrangência.

Volta ao índice de notícias