Serviços de urgência e emergência da Secretaria de Saúde atenderam mais de 18 mil no feriado

05/01/2004

Denize Assis

Os serviços da Secretaria de Saúde de Campinas que prestam assistência aos casos de urgência e emergência atenderam mais de 18 mil pessoas no período entre a véspera de Natal e o último domingo, 4 de janeiro, quando terminou o feriado prolongado. A maior parte das ocorrências refere-se a pacientes com intoxicação alimentar ou alcóolica.

No Pronto-Socorro (PS) Adulto do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, a maioria dos 4.146 atendimentos diz respeito a pessoas com politraumatismos ocasionados por armas de fogo ou acidentes de trânsito. No PS Infantil, nesse período, foram atendidas 1.994 crianças.

Nos Pronto Atendimento (Pas) Ouro Verde, São José e Anchieta, foram atendidas 10.621 pessoas entre crianças e adultos. Além dos politraumas, também houve muitas vítimas de problemas cardiovasculares como infarte do miocárdio e derrame além de pessoas com doenças respiratórias e desidratação entre outras.

Segundo o médico Carlos Henrique Martins, coordenador do PA Ouro Verde, o aumento no movimento da unidade neste feriado foi de 20% a 30%. Nos horários de maior demanda, entre 11h e 15h e após as 17h a espera por atendimento para casos simples chegou a duas horas. "Priorizamos a assistência para os casos com risco de vida e não pela ordem de chegada ao Pronto Atendimento. Só aguarda a pessoa que, de acordo com avaliação da enfermagem, pode esperar", diz Martins.

O PA Ouro Verde realiza 14 mil consultas e 800 internações por mês. O serviço é referência na área de urgência e emergência para a população das regiões Sudoeste e Noroeste, as duas mais populosas da cidade.

No Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), de acordo com o médico emergencista José Roberto Hansen, coordenador da unidade, as equipes prestaram assistência a 1.440 pessoas. O Samu manteve seis viaturas básicas e três equipadas com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) à disposição da população. Cada ambulância, com uma equipe, atendeu em média 200 chamados diários neste feriado.

Além de atender casos clínicos (cardíacos, hipertensos, falta de ar entre outros) e politraumas (esfaqueados, baleados e vítimas de acidentes de carro entre outros), as equipes do Samu prestam assistência a mulheres em trabalho de parto. Neste feriado, entre todos os chamados de parturientes, mais de 10 partos foram realizados no próprio domicílio, uma vez que não havia tempo para a remoção até a maternidade. Também foram realizados partos nos Pronto Atendimento do Ouro Verde e do Anchieta.

Os serviços de urgência e emergência da Secretaria de Saúde de Campinas ficam à disposição da população 24 horas por dia, ininterruptamente, incluindo sábados, domingos e feriados. O Samu pode ser acionado por meio do telefone 192.

Volta ao índice de notícias