Secretaria de Saúde castra gatos do bosque que ficaram em "quarentena"

09/01/2004

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas castrou nas últimas quarta-feira e quinta-feira, 7 e 8 de janeiro, 17 gatos que ficaram em quarentena desde julho de 2003. Os animais, 11 machos e 6 fêmeas, foram apreendidos no Bosque dos Jequitibás e ficaram em observação porque havia o risco de terem sido infectados pelo vírus da raiva. O isolamento dos gatos por seis meses foi necessário para prevenir o aparecimento de outros casos da doença na área do parque depois da confirmação de um morcego com raiva no local.

A raiva é uma doença fatal que ataca todos os mamíferos. É transmitida pelo contato de um animal contaminado para outro mamífero por meio de mordedura, lambedura ou arranhão. De acordo com o médico veterinário Ricardo Conde Rodrigues, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campinas, havia possibilidade de que algum dos animais que vivem soltos no bosque tivesse tido contato com o morcego doente e, assim, passasse a ser um potencial transmissor para o ser humano ou para outro mamífero.

"Por isso, conforme prevê o Ministério da Saúde, colocamos os animais em quarentena", diz Ricardo. Segundo ele, após o período de observação, os gatos foram esterilizados, vacinados e agora serão colocados para adoção. "A castração deve facilitar este processo", afirma Ricardo.

Cinco casos. Em 2003, Campinas registrou cinco casos de raiva em morcegos. Duas das ocorrências foram na área de Barão Geraldo, Região Norte da cidade, uma foi na Região Sul, também houve o registro das proximidades Bosque dos Jequitibás, Região Leste, e um quinto caso em Sousas, também Região Leste.

O último caso de raiva em humano em Campinas foi registrado em 1981. Em cão, a última ocorrência foi em 82 e, em gato, em 2000. "O controle da doença na cidade só é possível porque a cada suspeita o município desencadeia todas as ações de bloqueio. Também mantemos campanha de vacinação anual gratuita", afirma a médica veterinária Jeanette Trigo Nasser, da Secretaria Municipal de Saúde.

Volta ao índice de notícias