Prefeitura inicia reforma do Centro de Saúde Vista Alegre

12/01/2004

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas iniciou, há 10 dias, a reforma do Centro de Saúde do Jardim Vista Alegre, unidade que é referência para 20 mil pessoas de 13 bairros, quatro favelas, cinco ocupações e duas fazendas da Região Sudoeste da cidade. A obra, orçada em R$ 73 mil, é mais uma etapa do cronograma de recuperação e ampliação da infraestrutura da rede municipal de saúde iniciada há três anos.

A previsão é de que a reforma esteja concluída em, no máximo, dois meses. Neste período, de acordo com o médico sanitarista Fábio Luiz Alves, coordenador do Distrito de Saúde Sudoeste, a rotina do serviço será alterada sem, no entanto, comprometer o atendimento à população.

A reforma e ampliação do serviço é uma reivindicação da população e foi definida em conjunto com o Conselho Local de Saúde (CLS) do Vista Alegre e com a comunidade. Durante as reuniões sobre a reforma, a gerência do serviço e o CLS discutiram possíveis alterações no atendimento no decorrer das obras. Entre elas, a transferência do atendimento de odontologia para o Complexo Ouro Verde e de outras especialidades, além da sala de vacinas, para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) David Capistrano, que fica próximo ao Centro de Saúde.

A coordenação do CS e as entidades representativas da comunidade também debateram a probabilidade de fechar o serviço em alguns sábados para viabilizar atividades que possam trazer transtornos ao atendimento como abras na rede de esgoto entre outras. Nestas ocasiões, os usuários que necessitarem da assistência do CS devem se dirigir ao Pronto Atendimento Ouro Verde.

De acordo com o psicólogo Daniel Goulart Regotti, coordenador do Vista Alegre, a reforma vai permitir potencializar as atividades que já eram desenvolvidas no CS. "A ampliação melhora as condições de trabalho dos 57 funcionários da unidade e favorece a implementação da concepção de trabalho proposta pelo Paidéia que tem como diretrizes o acolhimento, a humanização e a promoção da saúde e da autonomia das pessoas", diz Daniel.

O coordenador informa que o CS conta, atualmente, com quatro equipes do Paidéia, além de uma equipe de saúde mental. Cada equipe do Paidéia completa é composta por médico de família, enfermeiro, dentista, auxiliares de enfermagem e de consultório dentário e agentes comunitários de saúde. Algumas ainda são ampliadas com pediatra, ginecologista e técnico em higiene dental.

Os agentes comunitários, sempre moradores do bairro, visitam os cidadãos das suas comunidades, identificam doenças e encaminham os casos para as equipes que ficam no Centro de Saúde. O cidadão que precisa, recebe assistência em casa.

Para a dona de casa Madalena Franco de Oliveira, 60 anos, o atendimento do CS Vista Alegre, "que já é ótimo", pode melhorar ainda mais com a reforma. "Os profissionais são acolhedores e acredito que a assistência vá melhorar ainda mais com uma estrutura mais adequada", diz. Madalena sofre de hipertensão e de problemas crônicos de coluna e é uma das 1,7 mil pessoas atendidas por mês na unidade.

O CS do Jardim Vista Alegre funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 17h. A unidade conta com um Conselho Local de Saúde atuante que se reúne na segunda segunda-feira do mês às 17h30 no próprio CS. A reunião é aberta à comunidade. O endereço do CS é avenida Sinimbu, 903. Os telefones são 3266 9873 e 3266 8009.