Inscrições para cursos na Escola Paulista de Homeopatia vão até dia 30

13/01/2004

Denize Assis

Médicos, dentistas, farmacêuticos e médicos veterinários que atuam na Secretaria de Saúde de Campinas têm até o dia 30 de janeiro para se inscrever para os cursos da Escola Paulista de Homeopatia. A instituição vai disponibilizar, para profissionais de saúde vinculados à Prefeitura, disciplinas para formação e reciclagem na especialidade com desconto de 20% além de outros benefícios. Informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelos telefones 11 5571 8583 ou 11 5573 3946 e também pelo endereço eletrônico cursos@escoladehomeopatia.org.br

Os cursos foram disponibilizados por meio de parceria estabelecida entre a Prefeitura e a Escola Paulista no final de 2003 durante o fórum inaugural da 1a Semana Municipal de Homeopatia de Campinas. O objetivo, segundo o médico sanitarista e homeopata Alexandre César de Conti, é estimular a formação dos profissionais e, desta forma, ampliar o atendimento homeopático aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município.

A parceria com a Escola estabelece também, de acordo com Alexandre, que a rede municipal de saúde de Campinas seja campo de estágio para os alunos da Escola Paulista de Homeopatia residentes na região.

Atualmente, segundo dados do Grupo de Estudos e Trabalhos em Racionalidades Integrativas (Getris), da Secretaria de Saúde, mais de 10 mil pacientes já recorrem ao tratamento homeopático na rede municipal de saúde. Os dados ainda apontam uma demanda reprimida de pelo menos 370 pessoas que aguardam vagas para serem atendidas.

Terapia natural. Alexandre explica que a homeopatia é um método terapêutico considerado natural que utiliza medicamentos que vêm dos reinos animal, vegetal e mineral. Sua principal característica é tratar a pessoa e não a doença.

Ele informa que, em Campinas, a homeopatia foi oficializada no final de 2003, embora já seja utilizada pela Prefeitura desde 1989. A Secretaria de Saúde dispõe de um ambulatório com seis médicos que atendem em carga horária integral. Todos os medicamentos utilizados são gratuitos, viabilizados por meio de parceria com uma farmácia de homeopatia.

Especialidade médica. Desenvolvida no século 18, a homeopatia é procurada por milhões de pessoas no mundo todo e reconhecida oficialmente como especialidade médica no Brasil. É muito utilizada contra doenças crônicas como alergias, asma, rinite e enxaqueca.

O médico sanitarista Roberto Marden, diretor de saúde de Campinas, diz que já há inúmeras provas da eficácia das chamadas ‘medicinas alternativas’ ou ‘terapias não convencionais’, categorias nas quais são incluídas a homeopatia, fitoterapia e acupuntura, técnicas que vêm sendo expandidas na rede pública de saúde de Campinas desde 2001.

"Além disso, a medicina alternativa recupera a questão do vínculo médico-paciente porque trabalha a relação com o sujeito, com a vida, com o trabalho e com as questões sociais", diz.