Centro de Imagens da Prefeitura é ampliado e passa a contar com radiologia odontológica

14/01/2004

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas vai ampliar e modernizar a atenção à saúde bucal da população com a instalação de um equipamento específico para Raio X (radiologia odontológica). O equipamento, doado pela Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC) para a Secretaria de Saúde, será instalado no Centro de Imagens do Complexo Ouro Verde, na Região Sudoeste, a mais populosa e mais carente da cidade.

Segundo dados da coordenação de saúde bucal do município, anualmente são feitos aproximadamente 30 mil exames de Raio X odontológico na rede municipal de saúde. O procedimento é necessário para confirmar diagnósticos de problemas detectados nos consultórios. O exame é realizado no Centro de Saúde (CS) Florence, no CS Centro, no Departamento de Previdência do Servidor e no Complexo Ouro Verde.

De acordo com o cirurgião dentista Isamu Murakami, coordenador da área de saúde bucal da Prefeitura, este é o primeiro equipamento específico para Raio X odontológico a ser instalado na rede. "Assim que estiver em atividade, o atendimento para este fim no Centro de Imagens do Ouro Verde passará a ser em período integral", informa.

Além da cadeira de radiologia, a Secretaria de Saúde também recebeu da ACDC mais dois consultórios de odontologia. Os consultórios, segundo Isamu, vão ser utilizados na ampliação dos serviços nos Centros de Saúde e também para repor equipamentos que já estão ultrapassados. Ele informa que existe, inclusive, a possibilidade de futuramente a doação ser ampliada.

Parceria. Isamu ressalta a importância da parceria entre ACDC e Secretaria de Saúde estabelecida a partir de 2001. "O papel que a associação desempenha, de suporte para nossas ações, é fundamental", diz. O coordenador informa que 40% dos atendimentos feitos pela ACDC são para pacientes encaminhados pelos Centros de Saúde de Campinas.

A assistência prestada pela ACDC é para procedimentos especializados dos quais a Secretaria de Saúde não dispõe no momento, como ortodontia (colocação de aparelhos). Além disso, a ACDC viabilizou a criação do Centro de Referência de Diagnóstico Bucal da Prefeitura que fica instalado na sede da associação no Parque Itália. Segundo Isamu, a ACDC também cede espaços para reuniões e capacitações de profissionais da Prefeitura.

Estrutura. Atualmente, a Secretaria de Saúde de Campinas dispõe de 230 dentistas que prestam atenção primária à saúde bucal de 12% da população (120 mil pessoas). A atenção primária inclui restaurações (obturações), extrações, periodontia básica (tratamento de gengivas), endodontia (tratamento de canal), diagnóstico bucal e prevenção. A Secretaria ainda desenvolve ações para prevenção de câncer bucal.

De acordo com Isamu, desde 2001, a Prefeitura adotou uma série de medidas para a melhoria da atenção à saúde bucal da população em Campinas. "Nestes três anos, a Secretaria de Saúde tem investido nas especialidades odontológicas e também vai disponibilizar, em breve, próteses dentárias (dentadura)", diz.

Segundo ele, são poucas as administrações municipais brasileiras que disponibilizam dentadura. "É um avanço", diz o coordenador. Estudo recente do Ministério da Saúde realizado em Campinas aponta que é alto o número de pessoas com mais de 65 anos que utiliza prótese dentária na cidade. De acordo com a pesquisa, 76% usam prótese na arcada superior e 52% na arcada inferior.