Centro de Referência do Adolescente tem nova sede

15/01/2004

Denize Assis

Para melhorar a assistência à saúde da população com idade entre 10 e 18 anos, a Prefeitura de Campinas transferiu o Centro de Referência de Atenção Integral à Saúde do Adolescente (Craisa) para uma sede maior e mais adequada. A unidade passou a funcionar na rua Visconde de Taunay, 189, no Guanabara. O telefone serviço é 3231-8936. "O novo espaço possibilita adequar e ampliar o trabalho desenvolvido na unidade", disse a pediatra Sônia Regina Ferraro, coordenadora do Craisa.

O Craisa é um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) exclusivo para crianças e adolescentes que moram na rua e usam álcool e outras drogas. O serviço, aberto, onde o paciente é tratado em liberdade, é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e desenvolve cuidados diários, portanto não possui leitos. Atualmente, o serviço tem cadastrados 1.199 pessoas menores de 17 anos. Destes, mais de 727 (408 meninas e 319 meninos) recebem atendimento diário ou mais de duas vezes por semana.

De acordo com Sônia, o centro conta com uma equipe composta por quatro pediatras, um ginecologista, um terapêuta ocupacional, uma enfermeira, quatro auxiliares de enfermagem, duas psicólogas, sete educadores sociais, um psiquiatra e um auxiliar administrativo.

Para cada criança ou adolescente a equipe do Craisa desenvolve um projeto terapêutico individual, faz avaliação de crescimento e nutricional e presta atendimento psicológico individual ou em grupo. Também disponibiliza biblioteca e oficinas de dança, malabares, música, contos, brincadeiras entre outras. Além desses serviços, há atividades comunitárias, orientação profissional e desintoxicação, quando necessário.

Os pacientes recebem no local, café, almoço e jantar e ainda têm a oportunidade de participar de atividades como ir ao cinema e shows, sempre monitoradas. "Também dispomos de escola de transição, que prepara as pessoas para a inserção na escola tradicional", diz Sônia.

A coordenadora lembra ainda que, para participar de todas as atividades, é necessário que a criança ou adolescente seja encaminhado por algum serviço de saúde da Prefeitura e que participe das atividades. "Isto significa que não é possível ir ao Craisa somente para almoçar ou jantar, por exemplo".

O Craisa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e atua em parceria com Organizações não Governamentais (ONGs), além de ter uma interface com o Núcleo de Dependências Químicas (Nadeq).