Prefeitura distribui mais de 2 mil caixas d'água em ações contra a dengue

26/01/2004

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas distribuiu e instalou, desde 2001, mais de 2 mil caixas d´água, além de 31,5 mil metros quadrados de tela milimetrada e centenas de tampas e capas para vedação dos recipientes em ações contra a dengue em toda cidade. Somente no início deste ano, a Prefeitura deve distribuir mais 1 mil capas e 664 tampas que já foram enviadas ao município pelo Ministério da Saúde. A medida integra a série de atividades desenvolvidas pela cidade para o controle e prevenção da doença.

No ano passado, Campinas registrou uma redução de quase 70% nos casos de dengue em relação a 2002. Ao todo, em 2003, a Saúde Coletiva confirmou 451 ocorrências, enquanto no ano retrasado foram notificadas 1.458. Em todo País, de acordo com o Ministério da Saúde, houve uma redução média de 62%.

A médica veterinária Jeanette Trigo Nasser, coordenadora interina das ações de controle da dengue em Campinas, informa que o mosquito da dengue (Aedes aegypti) se reproduz na água e como a caixa d’água é um reservatório muito grande, em apenas um recipiente destampado ou mal vedado podem ser encontradas milhares de larvas do inseto. "Por isso, os recipientes de água também têm sido foco das nossas atividades", diz.

A veterinária diz que, como o acesso aos reservatórios normalmente é difícil, as pessoas não promovem a limpeza com a periodicidade necessária e muitas vezes nem verificam se está bem vedado. "O que propicia a reprodução do mosquito". Ela explica que a proliferação do Aedes aegypti é mais um fator de risco para a dengue.

De acordo com Jeanette, durante os trabalhos em campo no úlitmo semestre de 2003, as equipes da Secretaria de Saúde verificaram que as caixas d´água junto com os pratos de vasos de planta mantiveram a infestação do mosquito da dengue nos meses de seca. "Com a chegada dos meses de calor e chuva, a proliferação do inseto é certa e, com isso, basta uma pessoa doente ser picada para desencadear a transmissão", diz.

Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça e no corpo e fraqueza. Também podem surgir manchas pelo corpo. Ao apresentar algum destes sinais, a pessoa deve procurar o Centro de Saúde ou o Módulo de Saúde do Paidéia que é referência para seu bairro.

Cuidados com a caixa d´água que a população deve adotar para ajudar no combate à dengue

A caixa d’água dever ser limpa a cada 6 meses conforme a seguinte orientação:

- Feche o registro impedindo a entrada de água na caixa ou amarre a bóia;

- Esvazie a caixa d’água, abrindo as torneiras e acionando as descargas;

- Firme bem a escada e tenha cuidado com os fios elétricos;

- Quando a caixa estiver quase vazia, tampe a saída para que a água que restou seja usada na limpeza e para que a sujeira não desça pelo cano;

- Esfregue as paredes e o fundo da caixa;

- Use somente panos e escova para a limpeza;

- Nunca use sabão, detergentes ou outros produtos;

- Retire a água e o material que restaram da limpeza, usando pá, balde e panos, deixando a caixa totalmente limpa;

- Deixe entrar água na caixa até encher e acrescentar 1 litro de água sanitária ( hipoclorito de sódio a 2%) para cada 1000 litros de água;

- Não use de forma alguma esta água por 2 horas;

- Passadas estas 2 horas, feche o registro ou bóia para não entrar água na caixa;

- Ao esvaziar a caixa, esta água servirá também para limpar e desinfetar os canos;

- Tampe a caixa-d’água para que não entrem pequenos animais ou insetos;

- Anote, do lado de fora da caixa, a data da limpeza;

- Finalmente, abra a entrada de água e pode usá-la.

Arrastões contra a dengue:

Segunda-feira, 26 de janeiro – Centro de Saúde Taquaral, Região Leste

Terça-feira, 27 de janeiro – Centro de Saúde Perseu Leite de Barros, Região Noroeste

Quarta-feira, 28 de janeiro – Centro de Saúde Aurélia, Região Norte

Quinta-feira, 29 de janeiro – Centro de Saúde São Cristóvão, Região Sudoeste