Covisa promove capacitação sobre dengue e leptospirose

27/01/2004

Marcos Aurélio Capitão

A Secretaria Municipal de Saúde promove na próxima quinta-feira, dia 29, o curso de capacitação "Alerta Vermelho para Dengue e Leptospirose", dirigido a médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos e demais profissionais das redes públicas e privada de saúde de Campinas. Promovido pela Saúde Coletiva Municipal, o treinamento acontece no Salão Vermelho da Prefeitura, das 8h às 13h.

O objetivo é sensibilizar os profissionais para que façam diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento adequado dos casos e, assim, diminuir as complicações e mortes entre pessoas acometidas. Segundo Naoko da Silveira, médica sanitarista da Saúde Coletiva, a expectativa é a de que pelo menos 100 pessoas, sendo dois profissionais de cada unidade de saúde da rede pública municipal, participem do treinamento.

Na primeira parte do treinamento, das 8h40 às 10h15, o assunto será leptospirose. Além da atualização dos dados, serão abordados temas relacionados a situação epidemiológica da doença e tipos de casos. Na segunda etapa, das 10h30 às 12h05, a dengue entra na pauta. Também serão atualizados dados epidemiológicos e discutidas questões sobre a situação da doença no Estado de São Paulo e tipos de casos.

As inscrições podem ser feitas no local, antes do início das atividades. Maiores informações podem ser obtidas na Saúde Coletiva, pelos telefones 3735-0187 ou 3735-0233, com Marli ou Tatiana.