Centro de Saúde São José promove Semana sobre higiene pessoal

27/01/2004

Denize Assis

Para ampliar o acesso da população a informações sobre como evitar doenças, o Centro de Saúde São José promove a partir desta quarta-feira, 28, até sexta, 30 de janeiro, a Semana de Higiene Pessoal. O evento inclui entrevista com usuários para pesquisar os hábitos de asseio, palestras na sala de espera com orientações básicas, exibição de vídeos educativos e distribuição gratuita de um conjunto de utensílios com sabonete, shampoo, pente, escova de dente, pasta e fio dental. A expectativa é de que sejam distribuídos pelo menos 200 estojos.

Nesta quarta-feira, 28, as atividades acontecem durante todo dia no CS São José; amanhã, 29, nos módulos de saúde do Nova América e Parque Oziel; e, na sexta-feira, 30, no módulo de saúde do Monte Cristo.

A meta, segundo a dentista Vera Nakashima, coordenadora do Núcleo de Saúde Coletiva do CS São José, é conscientizar as pessoas sobre a necessidade de cultivar hábitos de higiene pessoal para promover a saúde e a melhoria da qualidade de vida. Vera explica que a maioria da população não tem, por exemplo, a cultura de escovar dentes nos momentos necessários.

"Com a falta da escovação, a placa bacteriana e os resíduos de alimentos se acumulam. A proliferação das bactérias pode causar doenças periodontais que afetam a gengiva, ossos e ligamentos. E os restos de alimentos propiciam o aparecimento de cáries", afirma. Vera diz que estas informações serão repassadas às pessoas com o intuito de mostrar que também é necessário fazer a higiene bucal para evitar problemas de saúde.

Também serão repassadas noções que apontam a necessidade do banho diário bem feito e da lavagem das mãos sempre e, principalmente, após o uso do banheiro e antes das refeições. De acordo com a dentista, até o final de 2004, em todos os meses, o CS São José vai promover uma semana temática.

De fevereiro a junho, serão abordados, consecutivamente, os seguintes temas: brinque com segurança, saúde da mulher, saúde do idoso, saúde das mães e do trabalhador e prevenção de doenças respiratórias.

De julho a dezembro, os temas a serem abordados são: prevenção de acidentes, saúde dos pais e do homem, com ênfase para a prevenção do câncer de próstata e paternidade na adolescência, meio ambiente, saúde da criança, dengue e prevenção da Aids.

A coordenação das semanas temáticas é feita pelo Núcleo de Saúde Coletiva do CS São José. As palestras, questionários e outras atividades são de responsabilidade dos agentes comunitários de saúde.

Volta ao índice de notícias