Médicos da Prefeitura podem se inscrever até quinta, 29, para curso sobre câncer na infância

28/01/2004

Denize Assis

Médicos da Secretaria Municipal de Saúde podem se inscrever até esta quinta-feira, 29, para o curso ´Quando suspeitar de câncer na infância´, promovido pelo Centro Infantil Boldrini. As aulas acontecem à noite, nos dias 29 e 30 de janeiro, e pela manhã no sábado, dia 31, no Auditório do Centro Infantil Boldrini, na rua dr. Gabriel Porto, 1.270, Cidade Universitária II, em Barão Geraldo.

O curso custa R$ 50 para pediatras e generalistas. No entanto, a Prefeitura, por meio do Distrito de Saúde Norte, conseguiu um desconto para os médicos que atuam na rede municipal de saúde, que devem pagar R$ 35. Residentes em pediatria pagam R$ 30 e estudantes de medicina R$ 20.

A pediatra Sílvia Brandalise, presidente do Boldrini, informa que o diagnóstico do câncer na criança nem sempre é fácil. Os sintomas, segundo ela, muitas vezes são inespecíficos e freqüentemente atribuídos a outras doenças comuns na infância. "Assim, a suspeita do diagnóstico do câncer ocorre depois de longos períodos", diz.

No caso do tumor cerebral, que é o segundo câncer mais freqüente na criança, o atraso médio do diagnóstico gira entre 6 e 12 meses. Para o câncer ocular (retinoblastoma), os atrasos podem ser de vários meses. "Por isso, nós pediatras, devemos enfrentar esta realidade e nos prepararmos para suspeitar do câncer em nossas crianças, no consultório particular ou no centro de saúde", afirma.

Maiores informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone 19 3787 5016 ou pelo endereço eletrônico www.boldrini.org.br A taxa deve ser paga no Banco Banespa, agência 0207, conta corrente 13-001100-9, nominal ao Centro Infantil Boldrini. A ficha de inscrição está disponível do portal do Boldrini.