Vigilância elabora painel que destaca indicadores de saúde

30/01/2004

Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou trabalho para construir um painel epidemiológico em que serão apresentados indicadores relativos a uma série de doenças e agravos agrupados por região, unidade de saúde e no município como um todo. O objetivo é diagnosticar e avaliar a situação de saúde, informar profissionais e serviços e estimular a utilização dos dados para planejar ações. O painel também trará notas técnicas para auxiliar na análise das informações.

Segundo a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, da Vigilância em Saúde da Prefeitura, o projeto está em fase inicial. A sanitarista informou que, numa primeira oficina realizada em dezembro de 2003, foram selecionadas as informações que devem constar num primeiro momento no painel. Foram escolhidas doenças de notificação compulsória, aspectos da mortalidade, imunizações, infecção hospitalar, gravidez na adolescência, pré-natal, recém-nascidos de baixo peso, qualidade da água, acidentes de trabalho, infecção alimentar, alguns tipos de câncer e doenças respiratórias (umidade relativa do ar x poluição).

"Queremos diagnosticar situações de risco e definir prioridades na tomada de decisões. Problemas de maior gravidade serão assinalados e haverá parâmetros de comparação", diz. A sanitarista avalia que a divulgação das informações também vai contribuir para a melhoria do banco de dados. Segundo ela, a idéia é que, posteriormente, os indicadores sejam construídos por meio de planilha automatizada. Com isto, as informações poderão ser buscadas diretamente no banco de dados e a etapa manual de elaboração será dispensada. "O monitoramento dos agravos também favorece a integração entre a Saúde Coletiva e o Núcleo de Atenção às Ações de Saúde".

Volta ao índice de notícias